Patrocínio oficial

REDAGUA

A Baía da Guanabara é a segunda maior baía do Brasil. Comporta 22 ilhas e está cercada por uma população que supera 11 milhões de habitantes. É nos seus 391 km2 de extensão que são desenvolvidos os quatro projetos socioambientais que formam a REDAGUA.

A Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA), criada em 2019, reúne quatro projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ.

A Rede tem por objetivo a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação.

Além da atuação dentro do escopo particular de cada Projeto também promovem ações conjuntas e articuladas potencializando resultados para alcançar a melhoria socioambiental da Baía de Guanabara.

Na porção leste da Baía de Guanabara, o Projeto Guapiaçu contribui para o fortalecimento do ecossistema da bacia hidrográfica Guapi-Macacu por meio da restauração ecológica e da educação ambiental, enquanto o Projeto UÇÁ luta pela conservação de manguezais e democratização de conhecimentos sobre os ambientes costeiros marinhos.

O Projeto Meros do Brasil busca conhecer essa espécie ameaçada e de captura proibida, que ainda habita os manguezais da Baía e as áreas da sua foz. Completando o time, o Projeto Coral Vivo traz à população o conhecimento sobre os diversos e frágeis ambientes coralíneos, abrangendo as áreas insulares do entorno da Baía, focos do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos – PAN Corais.

Juntos, os Projetos já mobilizaram mais de 3,5 milhões de pessoas em ações que promovem as boas práticas ambientais.

Saiba mais sobre o trabalho da REDAGUA clicando aqui

plugins premium WordPress