Patrocínio oficial

Notícias

Workshop Petrobras

O Projeto “Meros: estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil”, o mais recente projeto desenvolvido em áreas marinhas patrocinado pela Petrobras, participou de 11 a 13 de março, no Rio de Janeiro, do Workshop do Programa Petrobras Ambiental.

O evento abordou a política de responsabilidade social da Petrobras e o plano Estratégico 2020, além das experiências exitosas de projetos desenvolvidos com patrocínio da Petrobras, os processos de monitoramento e fiscalização. Cada projeto teve a oportunidade de levar um pôster com as principais ações executadas e a executar, ganhos obtidos, formação de redes, relacionamento com a comunidade alvo e divulgação.

O projeto “Meros do Brasil” frisou o amplo trabalho e o retorno que conseguiu obter logo no primeiro ano de atividades, com as ações de pesquisa e conservação desenvolvidas de forma descentralizada nos quatro Estados de atuação: Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, envolvendo pesquisa cientifica, gestão ambiental, educação e comunicação ambiental. O gerente-executivo do projeto, Paulo Beckemkamp e o responsável técnico, Mauricio Hostim, ressaltaram a articulação do projeto Meros do Brasil, juntamente com acadêmicos, pesquisadores e representantes de ONGs, que garantiram a edição da portaria do Ibama 42/2007 que proíbe a captura do Mero por um período de 5 anos. Também abordaram os mergulhos para reconhecimento dos locais de agregação da espécie em Santa Catarina, registrando imagens e iniciando a identificação dos exemplares e das áreas de agregação e o trabalho com as comunidades, através da realização de oficinas de esculturas e manifestações artísticas que tem a espécie como foco central.

Outro destaque foi a formação da Rede Meros do Brasil e o “Programa Multi-institucional de Conhecimentos e Práticas Locais”, que envolve pescadores, ribeirinhos, marisqueiros e representantes das comunidades locais, na pesquisa e conservação dos Meros e ambientes marinhos. Além disso, o projeto foi amplamente divulgado através do site (www.merosdobrasil.org) e da mídia nacional e em cada região de atuação.

Na foto: Representantes do projeto Meros do Brasil com a gerente de projetos Leyla Maciel com os meros entalhados

plugins premium WordPress