A equipe do Projeto Meros do Brasil, que é um dos responsáveis pela execução do projeto Robalo, participou do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica, realizado pela Loba do Mar entre os dias 28 e 30 de junho de 2018 no Iate Clube de Guaratuba/PR. A competição reuniu cerca de 140 embarcações e mais de 400 pescadores de todo o país em busca do maior robalo da baía de Guaratuba, no litoral paranaense.
Na competição, a disputa é realizada no sistema pesque e solte, em que os peixes capturados devem ter condições de retorno saudável à água, sem marcas de pré-captura. A equipe do PMB deu suporte na medição e aproveitou para fazer marcações com tags de borracha nos peixes capturados.
Em diversos países, o segmento de pesca esportiva é um importante parceiro na obtenção de amostras e informações bio-ecológicas de peixes. E este cenário começa a se tornar real também no Brasil graças a parcerias como esta realizada no Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica. Veja no vídeo.
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental