Aconteceu entre os dias 21 e 26 de abril na Resex de Corumbau, sul da Bahia, a semana da sustentabilidade pesqueira. O Projeto Meros do Brasil esteve lá para falar sobre manejo de Pesca. Confira:
O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFPR e coordenador de pesquisa do Projeto Meros do Brasil, Matheus Freitas levou aos pescadores das sete comunidades localizadas na região, informações sobre manejo pesqueiro.
Mas o que é manejo pesqueiro? Segundo o pesquisador do Projeto Meros do Brasil, o manejo pesqueiro é um conjunto de estratégias com o objetivo de colaborar com a recuperação das populações das espécies e com isso garantir que elas possam continuar sendo pescadas.
A visita não poderia vir em melhor hora, uma vez que o Plano de Manejo desta unidade de conservação está no seu período de revisão.
Matheus falou sobre as técnicas e possibilidades de manejo de peixes a pesquisadora Fernanda Jordão (Universidade Estadual de Santa Cruz) do manejo do camarão para um público que está na lida diária com os ambientes marinhos e costeiros. São nesses locais que estão disponíveis os recursos pesqueiros, que em grande parte, são a principal fonte de renda destas comunidades.
Bate-papo com os moradores da comunidade de Imbassuaba
Além dos bate-papos pesqueiros que aconteceram em localidades como Caraíva, Imbassuaba, Cumuraxitiba e Corumbau, Matheus presenciou a comemoração dos descendentes da etnia Pataxó pela assinatura do Termo de Compromisso que busca a convergência de objetivos e interesses, compatibilizando a conservação dos atributos naturais do Parque Nacional do Descobrimento e o atendimento às necessidades e direitos dos índios na Terra Indígena Comexatibá.
Encontro na comunidade de Caraíva
Conversa com os moradores da comunidade de Comuruxatiba
O evento, que terminou dia 26 de abril, contou com a participação de diversos grupos de pesquisa gerando novas possibilidades de parcerias. Foi assim com a GEF Mar – projeto que busca dar apoio a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil.
Da esquerda para a direita: Karina, Matheus e Marlua. Matheus com duas bolsistas de pesquisa do projeto GEF Mar
Caraíva. Foto: Matheus Freitas
Caraíva. Foto: Matheus Freitas
Representantes do ICMBio, índios da etnia Pataxó e outros convidados na comemoração da assinatura do Termo de Compromisso
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O PMB conta com o patrocínio Petrobras através do Programa PetrobrasSocioambiental Petrobras