Patrocínio oficial

Notícias

Soltura de Mero

Os projetos “Meros: estratégias para conservação dos ambientes marinhos e costeiros do Brasil” e TAMAR, patrocinados pela Petrobras, realizaram no dia 28 de março, sábado, uma operação conjunta de conservação marinha. Um Mero com cerca de 30 quilos e mais de um metro de comprimento ganhou a liberdade retornando ao mar.

O Mero foi capturado acidentalmente por pescadores da Praia do Forte, que reconheceram a espécie e como sabiam da proibição da pesca, levaram à Base do Projeto TAMAR-ICMBio para o centro de reabilitação. “O desenvolvimento dos projetos ambientais na região está surtindo efeito, as comunidades estão envolvidas e contribuindo com as ações de conservação”, acredita o gerente executivo do projeto “Meros do Brasil”, Paulo Beckenkamp.

Vale lembrar que a captura do Mero é proibida por Portaria do Ibama desde 2002, com renovação da moratória em 2007. A espécie está na lista da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) como criticamente ameaçada de extinção. O projeto “Meros do Brasil” (www.merosdobrasil.org) desenvolve ações de pesquisa e conservação em 4 estados do país – PE, BA, SP e SC, e traz o Mero como espécie bandeira para a conservação marinha.

A soltura ocorreu no porto da Praia do Forte. Antes, foi retirado material para estudo genético e o peixe foi devidamente marcado para identificações posteriores, e como parte do trabalho de soltura e marcação “Meros do Brasil”.

Na foto, momentos antes da soltura

plugins premium WordPress