Os coordenadores e consultores do projeto “Meros: estratégias para conservação de ambientes marinhos e costeiros do Brasil”, estiveram reunidos nos dias 17 e 18 de outubro, em Porto Seguro, para avaliação das ações realizadas pela equipe do projeto, verificação dos resultados alcançados até o momento e planejamento das próximas atividades previstas até 2009.
Todos os objetivos do projeto foram avaliados, e estudados o cumprimento das metas para as ações especificas como Genética, biologia pesqueira, monitoramento de desembarque e amostragem biológica, diagnóstico participativo do potencial de mergulho contemplativo direcionado a espécie. Para esta última meta, a área focal da Bahia está preparando um curso de capacitação de monitores de mergulho autônomo com ênfase na identificação do Mero e observação de seu ambiente, juntamente com um roteiro impresso de mergulho contemplativo, que vai priorizar a conduta consciente na prática subaquática.
Também foram discutidas as ações de Conhecimento Ecológico Local e Educação Ambiental, que prevêem para os próximos meses a realização de fóruns participativos para discussão da situação dos meros com pescadores e comunidades, além do Programa de Pesquisa Participativa, que está sendo impulsionado com o contato das operadoras de mergulho e divulgação em sites e na revista Mergulho.
A curto prazo, o projeto vai intensificar a divulgação com a produção de novos banners, folders e cartazes e incremento do site Meros do Brasil.
Na reunião, também foi discutida, preliminarmente, a formalização da Rede Meros do Brasil, que vai congregar todos que atuam pela preservação da espécie – acadêmicos, ambientalistas, colaboradores do projeto e parceiros. A Rede deve ser efetivada no próximo workshop Meros do Brasil, previsto para ocorrer em fevereiro de 2009.
Na foto, equipe da área focal Bahia em trabalho de campo