A expedição de mergulhos científicos do Projeto Meros do Brasil que teve início da cidade de Itajaí (SC) e foi encerrada no dia 05/12, após percorrer a costa do Paraná e Santa Catarina durante 10 dias a bordo do Navio de Pesquisa Soloncy Moura, uma parceria com o Centro de Pesquisas e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul do Brasil – CEPSUL. Em 48 mergulhos, menos de 30 meros foram encontrados, um dado bastante preocupante segundo o Oceanógrafo Áthila Bertoncini, uma vez que se constatou uma diminuição em comparação a outros anos. Todos estavam concentrados em dois pontos do Litoral catarinense, próximo à Ilha de São Francisco do Sul e dentro da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
O objetivo da equipe foi investigar a bioecologia do mero e acompanhar as agregações em busca de ampliar o conhecimento sobre a espécie, além de obter amostras para estudar a diversidade genética de populações de mero.
RESULTADOS:
– Uma agregação com cerca de 20 meros foi encontrada nas proximidades da Ilha de São Francisco do Sul (SC), lugar onde havia chegado denúncias de pescadores subaquáticos, de que houvera um extermínio pela pesca ilegal, no início do ano de 2012.
– Sobre o acompanhamento da agregação, esperava-se não encontrar nenhum mero na área devido as denúncias, mas, comparando com fevereiro de 2009, foram encontramos metade do já observado. Isso pode ser um indício de início da agregação, e os pesquisadores esperam que o número de indivíduos aumente até o período de fevereiro de 2013.
– Foram feitos novos registros fotográficos e de vídeo para compor o banco de fotoidentificação do projeto. Além disso, um evento raríssimo nos dias atuais aconteceu, foi registrado um mero, dentro da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
– Foram investigadas novas lajes e parcéis onde possíveis agregações poderiam ocorrer, mas não foi encontrada nenhum exemplar da espécie.
– Tomadas de estimativas do tamanho dos meros foram feitas com o uso dos lasers, e a marcação de outros três meros foi executada.
O Projeto Meros do Brasil é patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental