No dia 23/07/12 foram recapturados dois Meros na costa da Bahia! A recaptura foi realizada através do monitoramento de redes de Camboa no Estuário do Rio Caravelas, compreendido na Reserva Extrativista do Cassurubá.
Os peixes foram marcados para monitoramento em fevereiro de 2012, com o objetivo de acompanhar o crescimento e comportamento da espécie em seu habitat natural.
Segundo o Consultor do Projeto Meros, Matheus Freitas e o Técnico do Ponto Focal Bahia, Fernando Fontes, os dois peixes foram recapturados no mesmo local onde haviam sido marcados a 4 meses e a 1 mês atrás, respectivamente. Em relação ao crescimento, o mero marcado em março cresceu 13,5 cm e o marcado em junho 1,0 cm. Ainda segundo os técnicos, estes resultados sugerem que a espécie pode ser residente aos locais de recrutamento e crescimento e que, os dados coletados aliados às informações de idade e ao crescimento ajudarão a elucidar os padrões comportamentais.
Uma curiosidade é que um dos peixes tem a numeração 171, e, felizmente, mais um peixe que estava sob suspeita de ter caído nas malhas dos que se aproveitam de sua atitude pacífica para exibi-los como troféu, reapareceu em toda sua grandiosidade contrariando a fama do número da sua marcação.
Esta é mais uma das atividades concretizadas com sucesso pelo Projeto Meros do Brasil patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Imagem: Arquivo ECOMAR