Patrocínio oficial

Notícias

PROJETO MEROS DO BRASIL ENCAMINHA DOSSIÊ PARA SUBSIDIAR A RENOVAÇÃO DA PORTARIA IBAMA 42/2007

Diante da contínua ameaça de extinção, o Projeto Meros do Brasil forneceu subsídios aos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Pesca e Aquicultura (MPA) para renovar a Portaria IBAMA Nº 42/2007 que proíbe o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização do mero (Epinephelus itajara).

O Projeto Meros do Brasil encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente no último dia 09 de agosto, dossiê contendo subsídios para a renovação da Portaria IBAMA Nº 42/2007. Entre os documentos encontra-se novo aporte de informações reunido durante o Workshop de Avaliação dos Lutjanideos e Epinephelídeos no Brasil, ocorrido em Tamandaré (PE) em dezembro de 2008, durante o qual a espécie foi considerada como criticamente ameaçada de extinção na costa brasileira (Categoria IUCN CR A2d), bem como as informações atualizadas, reunidas e apresentadas durante o III Workshop de Formação do Projeto Meros do Brasil, realizado no período de 07 a 11 de maio de 2012 em Itajaí (SC). O mesmo dossiê também foi encaminhado ao Ministério da Pesca uma vez que os aspectos relacionados ao uso sustentável dos recursos pesqueiros é de atuação conjunta do MPA e do MMA.

Recentemente, a coordenadora do Ponto Focal Pernambuco do Projeto Meros do Brasil, Beatrice Padovani Ferreira participou da oficina, promovida pelo ICMBio, para a validação do status de conservação de espécies aplicação do método UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) onde o mero teve a avaliação validada.

O Projeto Meros do Brasil é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

plugins premium WordPress