São Tomé e Príncipe é um arquipélago localizado na costa Oeste Africana, sendo um dos oito países no mundo em que a lígua oficial é o Português.
Em expedição ao arquipélago no mês de Novembro de 2015, os pesquisadores Nuno Vasco Rodrigues (FLYING SHARKS/MARE/IPLeiria), Jorge Fontes (MARE/Açores) e Áthila Bertoncini (UNIRIO/Instituto Meros do Brasil) realizaram uma série de mergulhos na Ilha de São Tomé e no Ilhéu das Rolas, com o apoio do Costa Norte Fishing & Diving Center para documentar a biodiversidade de peixes desse espetacular Arquipélago, objetivando a produção de um livro guia de peixes e um poster das espécies comerciais.
Apesar de ser dada a ocorrência do mero (Epinephelus itajara) para essa região da costa africana, nenhum foi encontrado durante os mergulhos. Ainda assim, a expedição realizou o importante registro de novas ocorrências de peixes para o arquipélago, que já irão figurar no livro guia.
Oportunamente, a convite do Instituto Diocesano de Formação João Paulo II, foi realizada uma palestra para os estudantes do 10o e 11o ano, sobre o Projeto Meros do Brasil, e também sobre o trabalho desenvolvido durante a expedição, intitulado “São Tomé e Príncipe – Uma pérola no Golfo da Guiné”.
Confira abaixo as imagens do evento no Instituto Diocesano de Formação João Paulo II, e dos trabalhos de documentação da rica diversidade subaquática de São Tomé.
Curta o Instituto Diocesano de Formação João Paulo II, a Flying sharks, o Costa Norte Fishing & Diving Center e a UNIRIO no Facebook.
Visite nossa Fan Page no Facebook!