Notícias

Projeto Meros do Brasil é reconhecido oficialmente como parceiro da Década do Oceano pela ONU

No último mês, o Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foi oficialmente reconhecido como parceiro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2021–2030), o que quer dizer que fazemos parte da rede global de iniciativas alinhadas à missão da ONU para promover um oceano limpo, saudável, produtivo, seguro, previsível e conhecido por todas as pessoas.

Desde 2002, atuamos de forma dedicada à proteção do mero (Epinephelus itajara) e à conservação de ambientes costeiros e marinhos ao longo de mais de 1.500 km do litoral brasileiro, abrangendo quatorze estados, mais de 50 municípios e 26 áreas protegidas. Nossa atuação envolve uma rede consolidada de instituições parceiras, incluindo órgãos públicos, a comunidade acadêmica, organizações da sociedade civil, comunidades tradicionais e o setor pesqueiro.

Reconhecidos por metodologias inovadoras e colaborativas, contribuímos, junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), para o desenvolvimento de políticas públicas, avaliações de conservação de espécies e implementação de Planos de Ação Nacionais (PAN Corais e PAN Manguezal), além da criação e gestão de áreas marinhas protegidas.

Estar entre as parcerias reconhecidas pela ONU reforça nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 14 – Vida na Água, e um incentivo à produção científica, à educação ambiental e ao fortalecimento de uma governança sustentável do oceano.Agradecemos a todas as pessoas, comunidades, apoiadores e instituições parceiras que caminham conosco nesta missão. Seguimos construindo pontes entre ciência, conservação, educação, cultura e sustentabilidade. O oceano somos nós!

Saiba mais sobre esse compromisso clicando aqui.

plugins premium WordPress