O sétimo Mutirão de limpeza no Parque Nacional de Jericoacoara no Ceará, conseguiu mobilizar 63 voluntários e retirar das áreas comuns do Morro do Serrote, Duna do Pôr do Sol, Praia Principal e ruas da vila de Jeri cerca de 300 quilos de lixo.
O grupo se reuniu na Usina de Reciclagem, sob a coordenação da analista Kátia Carneiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e se dividiu em equipes para fazer uma limpeza mais eficiente nas áreas mais turísticas do parque.
Uma equipe de seis voluntários do Projeto Meros do Brasil fez parte deste super mutirão, que eliminou das belas dunas de Jericoacoara toda sorte de lixo urbano e de pesca, prejudicais à conservação dos oceanos, tais como canudos, sacolas e copos plásticos, bitucas de cigarro, latas de cerveja e refrigerante, garrafas pets, e muito mais.
Para Tommaso Giarrizzo, supervisor do Projeto Meros do Brasil no ponto Focal Pará , a adesão à causa teve dois objetivos: o primeiro, a ação prática de retirar da natureza objetos que geram a contaminação dos oceanos e provoca a morte de várias espécies, e o segundo, não menos importante, a promoção da educação ambiental, em parceria com a comunidade local.
Entre os voluntários, participaram do mutirão moradores da vila de Jericoacoara, barraqueiros que atuam na comercialização de drinks e comidas na praia, bugueiros e estudantes em férias. “Essa ação mostra que precisamos sempre de parcerias. Quanto mais parceiros, maior será o movimento em favor da conservação dos oceanos e preservação da natureza”, disse Giarrizzo.
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras socioambiental.