A parceria da Rede Meros do Brasil com a Fundação o Boticário de Proteção a Natureza possibilitou o desenvolvimento do Programa Nacional de Foto-identificação da espécie, que consiste em captar imagens do Mero para pesquisa e conservação – obtendo informações importantes para compreender melhor o comportamento e a biologia dos gigantes do mar.
Os mergulhos para captação de imagens são realizados simultaneamente nos pontos focais da Bahia e Santa Catarina. Além das expedições, o projeto conta com a colaboração de pescadores e mergulhadores que, através do Programa de Pesquisa Participativa podem postar imagens, vídeos e relatos de encontros com Meros. Segundo o coordenador do Programa, Vinicius Fernandes, foram cedidos até o momento cerca de 170 imagens e vídeos de 7 Estados brasileiros, que servirão para compor o banco de imagens e foto-identificação dos Meros.
Neste verão, com o objetivo de aumentar ainda mais o número de colaboradores, estão sendo realizadas visitas presenciais nas operadoras de mergulho da Bahia e em Santa Catarina, além de contatos com operadoras de todo o Brasil.
O programa é aberto a todos os interessados. Para ser um pesquisador/colaborador acesse o Programa de Pesquisa Participativa no site www.merosdobrasil.org.
Foto do colaborador Fernando Pilati, utilizada para foto-identificar um Mero no Paraná