Notícias

Primeiro passo dado para reconhecimento do mero como Patrimônio Natural de Conceição da Barra

A Câmara Municipal de Conceição da Barra, no Espírito Santo, sediou na última quinta-feira, uma Audiência Pública para discutir o reconhecimento do peixe mero (Epinephelus itajara) como Patrimônio Natural do município. O evento, que teve duração de 1h15, contou com a participação ativa de representantes da sociedade civil, cientistas e instituições pela conservação da natureza, pescadores, autoridades locais e estudantes da rede pública.

O encontro é reflexo das ações que o Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, vem desenvolvendo na região, fortalecendo o entendimento do mero não apenas como espécie que precisa ser protegida, mas também como ferramenta educativa e de valorização da cultura local. 

“Conceição é uma comunidade de pescadores e por isso, meros sempre estiveram presentes na cultura local. Além disso o município é destaque nacional como habitat dos juvenis que encontram nos manguezais alimento e proteção. As pessoas com quem conversamos defendem o mero vivo, como um atrativo cultural, turístico e incentivam que faça parte até do currículo escolar do município”, explica Maurício Hostim, coordenador do Meros no Espírito Santo e um dos fundadores do Projeto Meros do Brasil.

Poesia em defesa dos meros

Um dos destaques da sessão foi a poesia declamada pela aluna Laysa do Nascimento Bonella, da escola Ângelo Luiz Sagrillo Smiderle, que emocionou os presentes ao expressar a conexão entre o mero e a cultura local. (Veja abaixo a poesia na íntegra).

Além disso, o coordenador de Educação Ambiental do município, Rodrigo Caulyt, enfatizou o valor do mero como ferramenta pedagógica, sendo visto como um sensibilizador para ressaltar a importância do oceano e de sua conservação, reforçando a relevância do tema a ser abordado nas escolas. A proposta foi apoiada pelo secretário municipal de Educação, Fabrício Crizostomo, que sugeriu que o peixe se torne um tema oficial no currículo escolar, especialmente no ensino de ciências, mas sendo trabalhado também de forma interdisciplinar. 

Meros em Conceição da Barra

No Brasil, meros estão criticamente ameaçados de extinção devido à destruição de seus habitats, sobrepesca e poluição. Apesar de protegidos desde 2002,  a pesca ilegal e a degradação de ambientes costeiros e marinhos continuam a ameaçá-lo. Assim, durante a audiência, os participantes se manifestaram de forma unânime em apoio à iniciativa como forma de proteção da espécie, destacando a importância ecológica, cultural e socioeconômica do mero para a região.

A partir do que foi trazido pela secretária de Turismo, Tatiane Becalli, e pelo vice-prefeito Marcos Santos, o evento evidenciou o potencial do mero para fomentar o turismo ecológico e fortalecer práticas sustentáveis de pesca no município, unindo conservação ambiental e geração de renda.

Tanto autoridades quanto pescadores ressaltaram a importância do reconhecimento da espécie para a conservação da biodiversidade marinha e para a continuidade da atividade pesqueira local. 

Como encaminhamento, foi anunciado que, em novembro, será apresentada à Câmara a proposta de lei que reconhece oficialmente o mero como Patrimônio Natural de Conceição da Barra.

Pesquisa no município

Desde 2014, foram identificados mais de 300 meros jovens no município. Até o momento, este é o mais importante berçário da espécie no país. As pesquisas com a espécie no estado são feitas de forma não-letal, contam com o apoio de pescadores locais e respondem sobre a relação de parentesco dos meros (genética), seus padrões de deslocamento e alimentação. Saiba mais sobre o que estamos fazendo em merosdobrasil.org.

Poesia “O peixe mero”

No fundo do mar onde a vida é bela 

O peixe mero nada, com sua escama tão bela 

É hora de agir, é hora de cuidar 

Desse peixe famoso 

Que muitos querem pescar 

É preciso preservar seu habitat 

E sua importância na cadeia alimentar

Oh! Peixe mero, peixe de valor! 

Nós vamos te proteger com todo nosso amor 

Vamos fazer a diferença? Vamos ajudar!
A garantir o futuro do peixe mero e do seu lar.

Autoria:4º ano AV – Professora Daniele Maia e Patrícia Rosário – Sala de Leitura 

plugins premium WordPress