A equipe de coordenação Nacional do Projeto Meros do Brasil se reuniu entre os dias 04 e 05 de abril, em Niterói/RJ, para a primeira ação conjunta de planejamento estratégico do projeto para o período 2018/2019. O encontro teve dois dias intensos de atividades, com apresentações do histórico do projeto, da proposta técnica para o período de 2018/2019 e do plano de comunicação, incluindo as novas estratégias de gestão e comunicação do Projeto Meros do Brasil.
Além disso, coordenadores e supervisores de cada um dos nove pontos focais apresentaram seus trabalhos, centros de pesquisa e instituições das quais fazem parte e anunciaram o planejamento das ações de pesquisa e conservação, educação e comunicação ambiental e articulação institucional para os próximos dois anos de vigência do contrato de patrocínio firmado com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Ao todo, participaram do encontro mais de vinte pessoas, entre pesquisadores (mestres e doutores), biólogos, oceanógrafos e de áreas afins, jornalistas, e também consultores da área do design e do meio jurídico. O encontro também promoveu o reencontro da equipe e a apresentação dos novos integrantes, reforçando o caráter plural e participativo do Projeto. As atividades incluíram ainda a visita ao Aquario Marinho do Rio de Janeiro, o AquaRio, instituição parceira do projeto, que a partir deste ano disponibiliza um espaço onde o Projeto Meros do Brasil fará exposição e ações de educação ambiental e divulgação científica a respeito das pesquisas realizadas com o mero, Epinephelus itajara, no Brasil.
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O #PMB conta com o patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental