Estudo identificou os locais de maior concentração de bitucas de cigarro na principal praia da vila de Jericoacoara.
Um dos objetivos do Projeto Meros do Brasil é fomentar a participação da sociedade na conservação dos meros através de ações de educação ambiental. Neste sentido, a equipe do Ponto Focal Pará coordenou no Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, um diagnóstico para identificar ao longo da praia principal da vila a presença de bitucas de cigarro, através de um cuidadoso delineamento amostral que permitiu conhecer onde havia maior concentração desse tipo de lixo.
O resultado mostrou que as áreas próximas às barracas de bebidas e espreguiçadeiras são as que contêm maior quantidade. A partir desse estudo, os gestores do parque e a prefeitura de Jijoca, município onde se localiza o Parque Nacional, poderão programar ações de educação ambiental para efetivar a coleta específica desse tipo de lixo, promovendo uma limpeza direcionada. De acordo com o supervisor do ponto focal Pará, Tommaso Giarrizzo, na extensão de toda a praia foram feitas 200 amostras, nas quais cerca de 900 bitucas foram contabilizadas. O trabalho foi realizado em colaboração com os alunos de mestrado do Programa de Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio do ICMBio em Jericoacoara.
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a Conservação Marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental