Patrocínio oficial

Notícias

Ponto Focal Pará capacita pesquisadores para o uso de BRUV

A equipe do Projeto Meros do Brasil no Ponto Focal Pará realizou, dia 05 de junho, oficina para capacitação de pesquisadores para o uso de BRUV (Baited Remote Underwater Vídeo), técnica de vídeo subaquático na pesquisa de peixes.

            BRUV é um sistema de vídeo subaquático remoto usado em pesquisas em que uma câmera é fixada no fundo do mar com uma isca para atrair peixes e registrar a diversidade, abundância e o comportamento das espécies.

            Como é uma técnica em que não há a necessidade de se tirar o peixe da água, é uma maneira de baixo impacto ambiental para compreender as mudanças no número de peixes e a diversidade ao longo do tempo. Pesquisas BRUV foram desenvolvidas inicialmente na Austrália e agora são usadas em todo o mundo para uma variedade de projetos, já que é um sistema de monitoramento prático e de baixo custo.

            A oficina de capacitação teve uma parte teórica, para explicar aos estudantes e pesquisadores as formas de montagem e utilização do sistema, e outra parte prática, em que os alunos aprenderam a montar o cubo de calibração e fizeram testes na piscina.

            Esta técnica está sendo utilizada em ilhas oceânicas do Brasil e serão realizadas expedições na costa do Pará e no Parque Estadual Marinho Parcel Manoel Luís para as pesquisas sobre o mero (Epinephelus itajara).

 

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a Conservação Marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

plugins premium WordPress