Patrocínio oficial

Notícias

PMB participa do 2° Brasileiro de Pesca ao Robalo em Guaratuba/PR

 

A equipe do Projeto Meros do Brasil no ponto focal Paraná participou do 2° Campeonato Brasileiro de Pesca ao Robalo, que aconteceu no dia 21 de julho. A crescente parceria entre o PMB e os campeonatos e festivais de pesca tem sido estratégica na medição e marcação com tag das espécies capturadas e para a disseminação sobre o manejo sustentável dos pescados. Em menos de um mês as equipes dos pontos focais Paraná e Santa Catarina participaram de dois grandes eventos de pesca: o 2° Campeonato Brasileiro de Pesca ao Robalo e o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica – que aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho (clique aqui para ver a notícia completa deste campeonato) , ambos na baía de Guaratuba, no litoral paranaense.

 

 

 

Considerado o maior evento do campeonato de pesca ao robalo no Brasil, o 2° Campeonato este ano reuniu cerca de 550 pescadores e 220 barcos.

 

 

 

A competição, assim como o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica, foi realizada no sistema pesque e solte, em que os peixes capturados devem ter condições de retorno saudável à água, sem marcas de pré-captura. No momento da pesagem oficial os pesquisadores do PMB medem todos os peixes, e inserem uma tag com numeração específica e o telefone de contato da equipe do Projeto.

 

 

 

Posteriormente ou até mesmo durante o evento, pescadores que encontrarem peixes marcados já estão orientados a informarem o número das marcas; em que região foram pescados e suas medidas. Com isso, os pescadores estarão colaborando com os estudos sobre a dinâmica dos robalos entre os estados de São Paulo e Paraná, que possuem marcas externas com cores diferenciadas para cada estado.

 

 

 

Os participantes da pesca esportiva e pescadores artesanais exercem importante papel no auxílio à essa pesquisa, que busca avaliar se o tamanho médio das espécies está mudando ao longo do tempo, além da análise de outros parâmetros ecológicos dos robalos.

 

 

 

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil, em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. E conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

plugins premium WordPress