O Projeto Meros do Brasil esteve presente na XXIII Conferência Internacional da Sociedade de Ecologia Humana, que foi realizada entre os dias 7 e 10 de julho, em Lisboa, Portugal. O evento foi promovido pela Sociedade para a Ecologia Humana – (SHE) e organizado pelo grupo de Ecologia Humana da Escola NOVA de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Com a temática da complexidade em foco, o evento propôs debater soluções diante dos desafios futuros para seres humanos e natureza. O evento, que reuniu pesquisadores de todo o mundo, contou com 32 sessões de Simpósios e trabalhos temáticos, além da tradicional sessão de pôsteres. O PMB fez sua contribuição por meio da apresentação das ações de arte educação e mobilização social desenvolvidas em parceria com o Grupo Cultural ArteManha desde 2007 no Ponto Focal Bahia.
A ideia da conferência é ser tão interdisciplinar quanto possível – unindo ciência, ciências sociais e perspectivas políticas – com literatura, humanidades e artes criativas. Como aconteceu nas reuniões anteriores da SHE, reuniu-se um grupo diverso de educadores, pesquisadores e profissionais que utilizam ou estão interessados em abordagens interdisciplinares e ecológicas.
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.