Durante essa semana, seis pesquisadores do Projeto Meros do Brasil, Jonas Leite, Leonardo Machado, Johnatas Alves, Felippe Daros, Áthila Bertoncini e Cláudio Sampaio estão reunidos juntamente com outros pesquisadores brasileiros de peixes recifais de diversas instituições de ensino e pesquisa para a 3ª Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Marinhos, que ocorre na ACADEBio.
A oficina ocorre até o dia 14/09/2012, na Academia Nacional da Biodiversidade (ACADEBio), a qual é um centro de formação em gestão da biodiversidade e unidades de conservação e está instalada dentro da Floresta Nacional de Ipanema (FLONA Ipanema), em Iperó-SP.
Na ocasião dessa reunião, foram convocados especialistas em peixes teleósteos recifais. O objetivo é avaliar detalhadamente, junto aos especialistas, o status populacional das espécies quanto ao risco de extinção, através da adoção dos critérios e categorias da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Essas avaliações irão nortear as ações governamentais na proposição e estabelecimento de medidas de manejo e proteção dessas espécies.
A reunião ocorre a convite do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, por intermédio da Coordenação Geral de Manejo para a Conservação (CGESP), na qual serão avaliadas cerca de 120 espécies de peixes recifais.
O Projeto Meros do Brasil é patrocinado pelo Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Foto: Áthila Bertoncini