Patrocínio oficial

Notícias

PMB no XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia

Desde a abertura, o XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia valoriza e traz para o público do evento a cultura tradicional paraense. A cada intervalo de atividade, é realizada uma apresentação de Carimbó, dança típica local. Pela manhã, o show é da banda “Carimbolando”. À tarde, quem comanda o espetáculo é o mesmo grupo que se apresentou na abertura do EBI, o “Pará Folclórico Frutos do Pará”.

Dentre os nomes mais esperado está o do renomado professor da Universidade de British Columbia, no Canadá, Dr. Daniel Pauly. Em conferência, o cientista apresentou a ‘Teoria da Limitação de Oxigênio’ nas brânquias (TLOB) dos peixes, e como essa teoria explica fenômenos como padrões de crescimento, taxas de conversão alimentar, migrações ontogenéticas () e sazonais, além dos efeitos do aquecimento global no padrão de distribuição e diminuição dessas populações.

Após a conferência, Dr. Pauly recebeu uma pequena lembrança do Projeto Meros do Brasil pelos seus esforços em favor da conservação.

Dr. Daniel Pauly, especialista em modelagem pesqueira, reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento de conceitos, métodos, modelos e programas presentes em mais de 1.000 publicações científicas e aplicados amplamente pela comunidade científica mundial.

 Durante o evento, o Projeto Meros do Brasil, além de apresentar mais de uma dezena de trabalhos científicos que refletem os esforços de pesquisa do PMB, fará o lançamento do livro “Peixes marinhos costeiros de São Tomé e Príncipe”. Além disso, pesquisadores do projeto fazem parte da Comissão Científica e a coordenadora do ponto focal Pará, Bianca Bentes, é integrante da Comissão Organizadora do evento.

Segundo Dr Bianca, o evento na região tem bastante relevância, já que a pesca no norte do país é uma forte atividade econômica local: “A pesca faz parte do cotidiano paraense. Trazer os estudos mais recentes e nomes consagrados na pesquisa científica sobre os peixes é ter a oportunidade de trabalhar a realidade local, da forma mais atual, a exemplo do que tem sido feito em todo o país e no mundo”. Saiba mais em http://www.ebi2019.com.br/

 Para fechar a semana do EBI2019 com a mensagem de esperança nas novas gerações, ficamos com o Matheus, que aproveitou bastante o espaço de nosso estande para brincar e aprender.

 

E a equipe do Projeto Meros do Brasil presente no evento:

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha no país: UFPA, UFPE, Ufal, Movimento Cultural Arte Manha, Ufes Ceunes, Unirio, Instituto de Pesca SP, Museu de História Natural do Capão da Imbuia e Instituto Comar.

O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Fotos 01, 02 e 05: Paula Lourinho

{gallery}merosdobrasil/blog/2019-01_janeiro/EBI{/gallery}

 

 

plugins premium WordPress