Representantes do Instituto Nacional de Mata Atlântica (INMA), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) promoveram a primeira reunião metodológica do projeto “Reavaliação da Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção do Estado do Espírito Santo”, na cidade de Santa Teresa, a cerca de 70kms da capital, Vitória. As instituições convidaram especialistas de cada área que compõem a Lista de Espécies Ameaçadas. O professor Maurício Hostim, professor da UFES e coordenador do Ponto Focal Espírito Santo do Projeto Meros do Brasil, esteve presente como o sub-coordenador de peixes. A reunião foi realizada na antiga sede do Museu Mello Leitão, sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica.
O encontro começou às 9h com apresentação da lista atual e em seguida uma discussão metodológica para sugestões e encaminhamentos. Nesse encontro foram discutidos os critérios da IUCN (International Union for Conservation of Nature), a apresentação dos estudos dos especialistas de cada área, incluindo fauna e flora que compõem a biodiversidade do estado do Espírito Santo, além da situação dessas espécies perante a Lista Nacional das Espécies Ameaçadas de Extinção.
Com as definições a partir deste encontro entre os coordenadores de área, será elaborada uma nova lista, revisada, com as espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção no Espírito Santo. Hostim comemorou a realização da reunião: “Há tempos estamos nos organizando para que esta reunião esteja acontecendo. Uma grande conquista para a pesquisa e, principalmente, para a conservação das espécies ameaças. O próximo passo é convidar outros especialistas para discutir a lista e questões que foram levantadas nesse primeiro encontro”.
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a Conservação Marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.