Patrocínio oficial

Notícias

Pesquisadores se reúnem para debater ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Com o objetivo de analisar a situação atual do processo de ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PARNAM Abrolhos) e propor encaminhamentos concretos, foi realizada dia 28 de junho, em Vitória, Espírito Santo, uma reunião técnica, envolvendo pesquisadores, atores acadêmicos em geral e representantes de ONGs, entre elas o Projeto Meros do Brasil, que esteve representado pelo coordenador do ponto focal Espírito Santo,Dr. Mauricio Hostim-Silva, pelo coordenador de pesquisa, Dr. Matheus Freitas, e a pesquisadora Tainara Fonseca, do ponto focal Espírito Santo, além de outros colaboradores e integrantes da instituição. A reunião teve como meta definir estratégias para conseguir mais apoio da comunidade em geral para este antigo objetivo de ampliação das áreas do parque marinho.

 

       Recentemente, o MMA contratou a Acqua Ambiental – sob a liderança de João Batista Teixeira – para levantar dados adicionais e percepções de atores locais, principalmente dos setores da pesca e do turismo, para gerar subsídios para a ampliação do PARNAM dos Abrolhos. Adicionalmente, a Conservação Internacional (CI-Brasil) contratou a Cambarás Consultoria – sob a liderança de Danielle Calandino – para realizar levantamento de dados adicionais (especialmente a partir de 2011) sobre a região e ajudar a elaborar uma estratégia de ação para próximos passos desse processo.

             

       No atual momento político, em que a conservação marinha tem tido maior visibilidade, o Banco dos Abrolhos segue entre as áreas que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) consideram prioritárias para criação de Unidades de Conservação. A ordem das prioridades, entretanto, tem variado bastante, por diversos motivos. Por isso, é importante a mobilização de instituições e agentes envolvidos no processo para que a ampliação do PARNAM dos Abrolhos seja uma realidade.

 

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

plugins premium WordPress