No dia 20 de dezembro de 2011, a Rede Meros do Brasil desenvolveu uma palestra para a Associação Paranaense de Pesca Subaquática (APPS), em Curitiba-Pr. A palestra foi direcionada aos associados da APPS, com objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pela Rede Meros do Brasil e propor parcerias, bem como sensibilizar os associados sobre a importância da conservação dos ambientes costeiros e marinhos para a manutenção de espécies marinhas, neste caso, em especial, o peixe Mero (Epinephelus itajara).
O biólogo e doutorando em Ecologia e Conservação pela UFPR, Matheus Freitas ministrou a palestra com apresentações de imagens/informações sobre o peixe Mero, bem como as ações desenvolvidas junto à rede Meros do Brasil e Projeto Monitoramento Voluntário de Pescado – MOPE. Ao término da palestra foram distribuídos alguns cartazes e adesivos. Dentro da ações de parcerias propostas, além dos associados estarem dispostos a contribuir com o banco de imagens e registros de ocorrência da meros ao longo da costa, manifestaram interesse em contribuir com a pesquisa participativa na coleta de material biológico de garoupas, badejos e vermelhos. Desta forma, ajudando na obtenção de dados que visam conhecer os aspectos ecológicos e pesqueiros das espécies estudadas.
Após a palestra, os associados fizeram questionamentos e esclareceram suas dúvidas, ao mesmo tempo em que se mostraram interessados pela RMB e com a proteção do Mero. A RMB acredita que a construção e estabelecimento de parcerias deste tipo são fundamentais para ajudar na luta em prol da conservação marinha no Brasil.
Maiores informações:
http://www.apps.org.br/2011/12/14/rede-meros-do-brasil-e-projeto-mope
#0
#1