Patrocínio oficial

Notícias

OceanDay

A Rede Meros do Brasil esteve presente no último dia 8 de junho no World Oceans Day, evento realizado na cidade de Roterdam (Holanda), para marcar o Dia Mundial dos Oceanos – declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reconhecer a importância do Oceano para manutenção da vida. “É ele que promove mais da metade do nosso oxigênio, ainda atua na regulação do clima e supre a alimentação de um sexto da população mundial”, explica o consultor do projeto Meros do Brasil e representante da rede no evento, Leopoldo Cavaleri Gerhardinger.

Durante o evento, lideranças do campo da conservação marinha alertaram para os enormes problemas e desafios que a humanidade terá que lidar para garantir a conservação dos mares. Um dos palestrantes, o professor Daniel Pauly da Universidade de British Columbia (Canadá), mostrou os alarmantes resultados de suas últimas pesquisas, que evidenciam o colapso das pescarias do mundo, com a redução dos estoques pesqueiros. Pauly também sugeriu que o caminho a ser seguido é no desenvolvimento de pescarias artesanais de pequena escala, que geram mais empregos e são mais sustentáveis.

O fotógrafo subaquático Dos-Winkel, também mestre de cerimônias do evento, lançou o seu mais novo livro e anunciou que trará sua exposição sobre o mundo aquático para o Brasil. O projeto Meros do Brasil se colocou a disposição para selar uma parceria com o fotógrafo. Também marcaram presença no evento Paul Watson (Sea Shepherd), Pavel Klinckhamers (Greenpeace-Holanda, programa marinho), Ingvild Harkes (WWF-Holanda), membros do parlamento da União Européia e outros pesquisadores e lideranças.

Governança Participativa
A Rede Meros do Brasil aproveitou a passagem pela Holanda para participar de um curso sobre “Governança Participativa de Pescarias”, realizado na cidade de Wageningen, Holanda. O curso trouxe profissionais ligados ao setor pesqueiro de vários países (ONGs, Universidades e Instituições governamentais) para discutir os problemas que o setor pesqueiro vêm sofrendo nos últimos tempos. “Durante as três últimas semanas, os participantes também compartilharam as experiências de sucesso que contribuem para a manutenção dos estoques pesqueiros e das comunidades que deles dependem, além de analisar com profundidade como acontece a gestão pesqueira na Holanda”, explicou Gerhardinger, que representou o Meros do Brasil no evento.

O curso contou com profissionais do Congo, Tanzânia, Kenya, Nigéria, África do Sul, Serra Leão, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Siri-Lanka, Índia, Cambodia e Brasil.

Na foto, Dr. Daniel Pauly (University of British Columbia) e Dos Winkel (Fotógrafo subaquático, escritor e organizador do World Oceans Day – Roterdam), com o cartaz Meros do Brasil

plugins premium WordPress