O evento que falou de diversidade, envolvendo ODS, arte e ciência em uma apresentação lúdica, agora está disponível também no nosso canal do YouTube, veja abaixo
Em apoio à luta pelo respeito à diversidade, os projetos Budiões e Meros do Brasil promoveram o espetáculo Jardineiros do Mar, uma festa para celebrar o Orgulho LGBTQIA+, comemorado durante todo o mês de junho.
Criado e produzido pelos projetos, Movimento Cultural Arte Manha e Grupo Afro-indígena de Antropologia Cultural UMBANDAUM – as duas últimas instituições parceiras do Meros na Bahia – o evento contou com um mestre de cerimônias das cores do arco-íris e reuniu muitas espécies de budiões, a Itajara (um mero fêmea), uma sereia e divindades como Poseidon e Iemanjá para celebrar a diversidade.
Um pouco do trabalho de bastidores. Artistas recebem pintura corporal para a performance.
“Celebrar a diversidade neste momento desafiador é se reconectar com o nosso interior e expulsar os males contidos dentro de cada um de nós”, comentou Jorge Galdino, o Dó, coordenador do Meros na Bahia e diretor artístico do Arte Manha. E é também um passo importante rumo ao cumprimento da Agenda 2030, composta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Instituto Meros do Brasil, instituição realizadora do Meros do Brasil é signatário do Movimento ODS SC. E o Projeto Meros, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, está comprometido com os ODS que envolvem as metas que devemos alcançar até 2030.
Por isso, além de abordar a diversidade por meio do ODS 10: Redução das desigualdades, os personagens do Jardineiros do Mar deram destaque a outros importantes temas como: Igualdade de gênero (ODS 5), Vida na água (ODS 14) e Parcerias e meios de implementação (ODS 17).
Poseidon ao meio, acompanhado do mestre de cerimônias do espetáculo (à esq.) e do Ser Chapeirão (à dir.).
Esta já é a segunda edição do espetáculo que foi adaptado para contemplar o mês LGBTQIA+ e temas transversais, em uma atitude inovadora e necessária – afinal, há um longo caminho a percorrer quando se fala em diversidade de gênero.
Mas, de acordo com Maíra Borgonha, coordenadora do Meros do Brasil, “se quisermos proteger o Oceano e garantir que TODES alcancem seus direitos, a paz e a prosperidade em um mundo mais igualitário, é preciso pensar a inclusão em todas as nossas ações. É por isso que exatamente como propõe a Agenda 2030 e as metas nela previstas, estamos buscando um mundo melhor sem deixar ninguém para trás”.
O evento aconteceu no dia 26/06, mas se você não conseguiu acompanhar ao vivo a transmissão, temos uma ótima notícia! Agora você pode assistir o espetáculo na íntegra através do YouTube do Meros, basta dar o play na tela abaixo. Dó Galdino convida: “O público que ainda não viu, pode esperar uma leve conversa, sem apelo e nem constrangimento, apenas com uma estética encantadora dos budiões, mero e deuses dos mares. Um simples ato de paz e reflexão”.
https://www.youtube.com/watch?v=ZlHsvDD4nmU