Ponto focal Bahia participou das atividades com ações de educação ambiental.
Durante a Semana do Meio Ambiente, e em comemoração ao aniversário da Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá – que completou 09 anos de sua criação, a equipe do Projeto Meros do Brasil no ponto focal Bahia participou das atividades realizando ações de educação ambiental com estudantes e crianças da região. Entre as atividades, foram feitas oficinas de escultura em madeira e cerâmica, jogos e brincadeiras que ensinavam sobre a biodiversidade marinha, sobre o mero (Epinephelus itajara) e a conservação ambiental. Para finalizar o evento em grande estilo, foi feita uma escultura de um mero gigante nas areias da praia.
Reserva Extrativista (Resex) é uma área utilizada por populações tradicionais, baseadas no extrativismo e agricultura de subsistência, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais e protegendo os meios de vida e a cultura dessas populações. A Resex de Cassurubá abrange os municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, no sul da Bahia, a partir de solicitações da comunidade, preocupada com as ameaças aos ecossistemas, como a ação de catadores de caranguejo vindos de outras regiões, a criação de camarão e a especulação imobiliária.
Apesar de seus quase dez anos, ainda hoje a Resex de Cassurubá sofre ameaças com os mesmos problemas que motivaram sua criação.. As ações do Projeto Meros do Brasil na região visam cada vez mais aumentar o grau de proteção da biodiversidade, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais pelas populações locais.
O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.