Patrocínio oficial

Notícias

NOTA DE AGRADECIMENTO À UMA GUERREIRA DOS OCEANOS

Na última semana tivemos conhecimento da exoneração da oceanógrafa Dra. Roberta Aguiar dos Santos, do cargo de Coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio). 

À frente do CEPSUL, Roberta promoveu o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à conservação da biodiversidade marinha por meio do monitoramento de espécies e os impactos que sobre elas atuam, fornecendo subsídios fundamentais para elaboração de medidas de conservação, especialmente sobre as espécies ameaçadas de extinção, com destaque, os meros.

Roberta, igualmente, contribuiu para o desenvolvimento dos Planos de Ação Nacionais (PAN) de peixes e invertebrados, do PAN Corais para a Conservação dos Ambientes Coralíneos, onde foram definidas mais de cem ações visando a conservação destes ambientes e a recuperação e manutenção de 35 espécies que habitam esse ecossistema. Coordenou também a criação do PAN Lagoas do Sul, para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil. Cabe ainda destacar seu importante papel no PAN tubarões, onde o CEPSUL e Roberta desempenham um papel de destaque na conservação dos elasmobrânquios, um dos grupos de peixes mais ameaçados.

Ainda, desde 2008, esteve envolvida e, mais tarde, à frente das oficinas de avaliação dos peixes marinhos para compor a Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas da Fauna Brasileira e o estabelecimento da Rede de Informações e Ações para a Redução da Pesca Ilegal (RRPI). Atuação imprescindível para combater a extinção e mediar o uso de espécies consideradas importantes recursos pesqueiros.

  Dra. Roberta Aguiar dos Santos, durante a oficina de avaliação do status do Mero.

Sempre conduzindo importantes processos pela conservação dos oceanos, enquanto parceira do Projeto Meros do Brasil, Roberta foi uma das corresponsáveis em promover a reunião que em 2002 trouxe à tona pela primeira vez a discussão sobre a conservação dos meros. A reunião foi o marco no estabelecimento da primeira moratória, proibindo a captura, transporte e comercialização dos meros a partir daquele ano.

Esteve junto ao Projeto também em 2007, 2009, 2012 e 2015 na construção de minutas e organização de documentos técnicos que subsidiaram as medidas de proteção seguintes. Além disso, Roberta e sua equipe no CEPSUL colaboram em diversas expedições de pesquisa do Projeto, viabilizando o uso da embarcação oceanográfica Soloncy Moura.

“Roberta é uma defensora vibrante, honesta e ética da biodiversidade brasileira e dos oceanos. Sempre foi uma parceira importante nos momentos cruciais em defesa da manutenção da portaria de proibição da pesca dos meros, além da já reconhecida atuação à frente dos PAN e do processo de avaliação de espécies ameaçadas”, reafirma Matheus Freitas, Coordenador do PMB no Paraná.

O PMB, agradece a dedicação ao trabalho realizado por Roberta, enquanto equipe, e à frente do CEPSUL, pela conservação dos oceanos e pelo uso sustentável da biodiversidade marinha. Sua cooperação constante na trajetória do Meros, aliando qualificação e ética profissional à extrema cordialidade expressa em um sorriso largo e solicitude para com todos os colaboradores do Projeto são profunda inspiração à nossa causa.

Aproveitamos para manifestar, além de gratidão, sororidade e afeto. Também reforçar as ótimas expectativas para nossa parceria na nova etapa, agora como analista ambiental, em que Roberta continuará seu importante trabalho.

No mais, nós, assim como toda a sociedade, estaremos esperamos atentos para que seu legado nas ações de conservação desenvolvidas por meio do CEPSUL, bem como as parcerias estabelecidas com inúmeras instituições fundamentais ao trabalho em favor dos ecossistemas marinhos brasileiros sejam continuadas.

plugins premium WordPress