No ano Internacional da Biodiversidade, o site Canal Azul TV, hospedado no portal do IG, lança um conteúdo especial chamado Rede Ambiente. Este projeto tem como objetivo disseminar a cultura ambiental, o conceito de sustentabilidade e promover o contato com exemplos concretos de práticas socioambientais.
O Rede Ambiente é resultado de uma expedição de mais de três meses, feita pela equipe da Canal Azul, para explorar diversos projetos ambientais espalhados pelo Brasil. A iniciativa teve patrocínio da Petrobras.
O Rede Ambiente é dividido em cinco categorias:
1. Biodiversidade;
2. Educação Ambiental;
3. Água e clima;
4. Sustentabilidade;
5. O homem e a natureza.
As informações contidas no portal são comentadas por jornalistas, biólogos e profissionais ligados à área. O projeto teve a curadoria de José Sabino, doutor em ecologia e um dos principais especialistas em biodiversidade do país.
O biólogo Daniel de Granville, pós-graduado em jornalismo científico, que esteve presente em grande parte da expedição, passou por projetos ambientais no Vale de Jequitinhonha e percebeu que além da preocupação de geração de emprego e renda há sempre a preocupação ambiental:
“O que me marcou muito foi perceber o quanto é importante a preocupação sócio ambiental. Coisas simples como fornecer condições de armazenamento de água de forma sustentável gera a melhoria na qualidade de vida da comunidade local que pode tocar a sua lavoura, e se manter no local de origem.”
Pensando nessas comunidades e na possibilidade de colocar em prática medidas sustentáveis, o Rede Ambiente disponibiliza conteúdo audiovisual sobre temas como tecnologias sociais a serviço do meio ambiente e reciclagem. Há também todo um material sobre a biodiversidade da fauna brasileira, como os tubarões e os golfinhos rotadores; e sobre os mares e rios brasileiros, mata atlântica, cerrado, pantanal além de iniciativas como o Projeto Tamar, Projeto Tubarões e Rios Voadores.
Os vídeos mostram também curiosidades da expedição. Por exemplo, no Projeto Tubarões, localizado em Recife, uma vítima conta como que teve a mão decepada por um tubarão. Já no Projeto Rios Voadores, a equipe do Canal Azul acompanhou o trajeto de um avião monomotor na coleta de amostras de ar para estudo em laboratório.
Na seção “Sala de Aula” é possível encontrar um vasto material bibliográfico que pode fornecer suporte para pesquisadores, professores, alunos e interessados em discutir e disseminar informações e exemplos concretos de temas ambientais que podem servir de apoio para o desenvolvimento de estratégias de ensino.
Sugestão de fonte:
Rosa Crescente, produtora executiva do projeto.
Ricardo Aidar, diretor do projeto
José Sabino, curador do projeto
Daniel de Granville, biólogo e jornalista
Site: http://www.redeambiente.com.br
Atendimento à Imprensa
Fernanda Thomaz – (11) 3667- 3390 / 3081-3743 (11) 8542-0233
fthomaz@timecomunicacao.com.br
www.timecomunicacao.com.br