Uma nova expedição “Meros do Brasil” está sendo realizada em busca de informações sobre a espécie no litoral paulista e fluminense. O técnico da Rede Meros do Brasil, Fabiano Grecco está coletando, registrando dados, relatos e captando imagens para a elaboração de um curta metragem que tem como objetivo registrar informações sobre a espécie em diversos pontos do país, os sítios de agregação reprodutiva, as ocorrências, além de aspectos da bioecologia. A idéia é que o vídeo seja utilizado nas ações de Educação Ambiental da Rede Meros do Brasil e planejamento estratégico para a pesquisa da espécie.
O biólogo está visitando diversas comunidades pesqueiras, instituições de ensino e pesquisa, Unidades de Conservação e operadoras de mergulho apresentando as atividades do Projeto nos pontos focais SC, SP, BA e PE. Foram percorridas diversas localidades dos municípios de Peruíbe, São Vicente, Santos, São Sebastião e Ubatuba.
“É praticamente unânime a percepção do declínio das populações de meros nos locais visitados”, avalia Grecco, que também está atento para os aspectos culturais e das artes de pesca empregadas na região, tais como espinhel, groseira e cercos flutuantes.
E a expedição continua. A próxima parada será na APA (Área de Preservação Ambiental) do Cairuçu, no município de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro.
Na foto, donos de peixaria em São Sebastião (SP) apóiam Meros do Brasil