Patrocínio oficial

Notícias

Meros do Brasil SP

A equipe Meros do Brasil está realizando trabalho intensivo de campo e ações de Conhecimento Ecológico Local.

Durante este mês, na área focal São Paulo, a técnica responsável pelo projeto Fernanda De Franco, juntamente com um monitor e voluntários saíram de barco para realizar visitas técnicas do projeto, em comunidades mais isoladas da região do Vale do Ribeira. Eles estiveram nas comunidades ribeirinhas de Sítio Arthur, Ubatuba, Pedrinhas, São Paulo Bagre e Juruvaúva.

Segundo a técnica do projeto, a equipe visitou locais onde os pescadores relatam o avistamento e pesca ocasional de Mero. Durante as visitas, a equipe conversou com os moradores, divulgou as ações do projeto, distribuiu material e marcou novas entrevistas com pescadores experientes, com conhecimento da pesca e das características da espécie.

Foram georeferenciados 8 pontos onde se tem informações de aparecimento de Meros. “Dois locais chamam a atenção, onde se tem relatos de pesca de Mero com espinhel, um dos artefatos mais agressivos usado na região”, explica Fernanda. Estas informações estratégicas estão sendo compiladas para compor o plano de conservação da espécie.

Em São Paulo, o projeto Meros do Brasil é realizado na região do Vale do Ribeira – Iguape, Cananéia e Ilha Comprida A área concentra o maior remanescente de Mata Atlântica do Estado. Dos 90 mil km² que restam desse bioma, 23% estão no Vale do Ribeira.

Na foto, equipe conversa com comunidade ribeirinha

plugins premium WordPress