Neste mês de maio, o Projeto Meros do Brasil, participou do I Simpósio de Divulgação Científica da Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói (RJ).
A programação de quatro dias explorou a relação da sociedade com a ciência e contou com a participação de mais de 10 palestrantes que, a partir das suas experiências, apresentaram novas formas de comunicar ciência, e ferramentas de pesquisa que podem incluir o público no desenvolvimento científico.
O pesquisador e coordenador científico do Meros, Dr. Áthila Bertoncini ministrou a palestra “Ciência Cidadã: a experiência do Projeto Meros do Brasil na Conservação do Senhor das Pedras”, que você pode conferir clicando no link. Uma amostra de como “pessoas comuns” podem contribuir ativamente com a ciência, e agregar conhecimento em diversas áreas.
O Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve ações de pesquisa com foco na ciência cidadã desde seu surgimento em 2002. Atualmente, algumas das principais atividades relacionadas a esse componente são o Programa de Pesquisa Participativa (PPP) que recebe registros de fotos e vídeos de mergulhos com meros e os registros compartilhados pelo aplicativo de monitoramento da pesca esportiva Fisheye. As imagens recebidas por meio dessas duas atividades permitem a fotoidentificação de meros juvenis e adultos em toda a costa brasileira.
As palestras dos quatro dias de evento estão disponíveis na íntegra no YouTube, em uma playlist organizada por datas. Acesse aqui.