O Projeto Meros do Brasil esteve presente no último dia 12 de maio no evento “Novo Chico: Redescobrindo um velho amigo”, promovido pelas turmas do sétimo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas – Campus Penedo. O evento ocorreu nas mediações do mercado Ki Barato, próximo à margem do rio São Francisco, e permitiu que os alunos pudessem envolver os passantes e convidados às questões ecológicas relacionadas ao velho amigo de todos da região.
De forma lúdica e com uma linguagem acessível a todos, os meios de comunicação para envolver e sensibilizar os penedenses foram diversos: apresentações com fantoches, cartazes, espécies de peixes características do São Francisco, e uma maquete que demonstrou a questão dos resíduos sólidos nas cidades – como esses resíduos vão parar nos rios depois da chuva. Outro tema abordado pelos alunos foi a importância da mata ciliar e como sua ausência provoca o carreamento de sedimentos para o rio.
Durante a apresentação dos trabalhos, a equipe do Ponto Focal Alagoas do Meros do Brasil distribuiu adesivos e folders, apresentou o ciclo de vida do mero (Epinephelus itajara) e sua importância para os ecossistemas marinhos. Ao todo, 28 alunos participaram do evento, e mais de 150 pessoas alcançadas.
O #ProjetoMerosdoBrasil (#PMB) é realizado pelo #InstitutoMerosdoBrasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O #PMB conta com o #patrocínioPetrobras através do #ProgramaPetrobrasSocioambiental @petrobras