Patrocínio oficial

Notícias

Meros do Brasil no Carnaval

O Mero e sua grandiosidade foram um dos destaques do Carnaval de Caravelas, BA – um dos pontos focais do projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras.

O Bloco Umbandaum, integrante do Movimento Cultural Arte Manha, que consiste em um coletivo cultural que reúne música, artes plásticas, teatro e outras manifestações, organizou no sábado de carnaval uma apresentação especial da peça Cantos e Encantos do Mar no centro histórico de Caravelas, circuito de Carnaval. O grupo Arte Manha já é parceiro do projeto “Meros do Brasil” nas ações de educação ambiental.

A idéia foi aproveitar as comemorações de carnaval para tratar da preservação dos ambientes costeiros e marinhos e das espécies associadas, entre elas o Mero, de maneira lúdica e diferenciada. A população prestigiou a apresentação, que envolveu cerca de 160 pessoas entre crianças, jovens e adultos. Antes da apresentação oficial, foram realizadas oficinas preliminares com os participantes. Um dos diretores do Arte Manha, Dó Galdino, explicou que o Umbandaum priorizou neste carnaval o trabalho desenvolvido durante o ano de 2008 em parceria com o projeto “Meros do Brasil” e Ecomar. O grupo já desenvolveu outras peças e apresentações de cunho socioambiental.

Saiba mais sobre o Umbandaum
Grupo Afro-Indígena de Antropologia Cultural, cujo nome foi inspirado na letra de música da autoria do cantor e compositor baiano Gilberto Gil. O grupo surgiu em 13 de maio de 1988 com o propósito de fortalecer e dar visibilidade às manifestações culturais de identidades afros e indígenas no município de Caravelas, Bahia, e região. Foi fomentado por jovens de regiões periféricas da cidade e de famílias de baixa renda. Durante estes anos de existência, já desenvolveu oficinas de dança, teatro, música percussiva, figurinos, adereços, construção de textos e instrumentos musicais, envolvendo aproximadamente 3 mil jovens da cidade e região. O Grupo realiza trabalhos permanentes de oficinas e cursos, integradas também às outras iniciativas de artes plásticas, capoeira, serigrafia e produção audiovisual, dentro do Movimento Cultural Arte Manha.

Na foto, alegoria do Mero na apresentação do Carnaval

plugins premium WordPress