A coordenadora do Meros do Brasil em Pernambuco, professora Dra. Beatrice Padovani, que foi sua orientanda de mestrado e estagiária, deixa sua homenagem: “Ele foi um cientista brilhante, de uma inteligência visionária, quase mágica. Formou muitos alunos para além de teses e dissertações. Nos ensinou a admirar a perfeição ancestral dos tubarões e raias, a nobreza dos albatrozes, a delicadeza dos maçaricos, a grandeza estruturante das grandes garoupas e se entristecia pensando como o mundo seria sem essas criaturas. Nos ensinou que o mar é pequeno para o tamanho da ganância humana. Nos deixou, após uma jornada incrível, e o mundo ficou mais vazio, pois não existem muitos como ele. Tocava gaita de fole, gostava de música celta, de Nash Still and Young e vivia cercado de natureza e orquídeas na sua Quinta do Senandes, em Rio Grande”.
O professor Dr. Cláudio Sampaio, coordenador do PMB em Alagoas, e colega do professor Vooren na fundação da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (Sbeel), também deixa seu depoimento: “Um ícone da conservação marinha, o professor Vooren, nos trouxe essa visão e ajudou a formar muitos profissionais que hoje atuam na área. O conheci pessoalmente na fundação da Sbeel em 1997, onde tivemos a oportunidade de conversar brevemente. Ele era sempre muito atencioso e, nos congressos sobre tubarões e raias, tirávamos alguns minutos para falar das aves oceânicas, que eu também aprecio e pelas quais ele tinha grande paixão. Ele marcou não só minha vida profissional, mas também a pessoal. Sua alegria, curiosidade e bom-humor eram notáveis. A última vez que o vi, e falei com ele, foi no dia do seu aniversário em 2020, quando em uma votação bastante expressiva, foi instituído o Dia Nacional dos Tubarões e Raias em sua homenagem. Nesta ocasião ele fez uma breve palestra e nos brindou mais uma vez com seu conhecimento. Hoje, apesar da perda e do momento triste, existe um pouco mais de Voorens espalhados pelo país. Ele sempre estará presente, de norte a sul, por conta do seu legado: a formação de profissionais dedicados à conservação, seus amigos e admiradores”.
O PMB se solidariza com familiares e amigos neste momento de pesar. Agradecemos pelo seu legado, Professor! Sentiremos saudades.
O Dr. João Vieira, Dra. Beatrice Padovani e o Dr. Carolus Maria Vooren, após ministrar sua palestra magna sobre reprodução de elasmobrânquios durante o Simpósio de Pós-graduação em Oceanografia da FURG, realizado em 2016.