O Projeto Meros do Brasil inicia o mês com ações pela natureza em Alagoas e Pernambuco
De 01 a 03 de outubro, no litoral sul de Pernambuco, 30 adolescentes e jovens moradores dos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande participaram da “Formação de Líderes Ambientais para a Sustentabilidade em Tempos de Pandemia”.
A proposta do encontro foi promover o debate entre a população jovem acerca das questões socioambientais da região: o que ainda é preciso resolver e quais as ações e possíveis soluções que podem ser trabalhadas de forma conjunta.
Por isso, no dia 02, a equipe do Projeto Meros do Brasil acompanhou o grupo em um passeio pelas águas do Complexo Estuarino do Rio Formoso. “O Complexo abriga o Santuário do Mero, uma das razões pelo qual deve ser conhecido e preservado já que é um ambiente essencial à sobrevivência dos indivíduos juvenis da espécie”, explica Lucian Interaminense, supervisor de Educação Ambiental do Meros e que participou da atividade como monitor.
O Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apoiou a ação organizada pelo Instituto Garis Marítimos que contou também com a participação de outras instituições da região.
Dia de Limpeza por São Francisco
Já na segunda-feira, foi dia de arregaçar as mangas pela natureza. Além de comemorar o dia de São Francisco de Assis, padroeiro da natureza e dos animais, dia 04 de outubro é dia de celebrar também outro São Francisco: o rio!
Conta a história que em 1501, nesta mesma data, uma expedição naval comandada por Américo Vespúcio se deparou com a imensidão da foz de um grandioso rio. Desde então, o Opará, do vocábulo tupi-guarani, passou a ser chamado pelos portugueses de Rio São Francisco e esta, tornou-se a data do aniversário do Velho Chico, como é carinhosamente conhecido.
Assim, o Meros do Brasil em Alagoas, aproveitou para celebrar o dia com uma ação simbólica. Em apenas 25 minutos, foram retirados mais de 30 quilos de lixo na Prainha de Penedo (praia fluvial que é parte do rio). Diversas embalagens, copos e garrafas plásticos foram encaminhados para reciclagem.
Viva o São e o Velho Chico!
Crédito imagens Pernambuco: Kevinne Oliveira @oliveirakevinne