Patrocínio oficial

Notícias

Meros do Brasil em evento Petrobras e MMA

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciaram no último dia 5 de dezembro na Praia do Forte (BA), o Planejamento Estratégico Integrado dos cinco projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras – Tamar, Peixe-boi Marinho, Baleia Jubarte, Baleia Franca e Golfinho Rotador. Estiveram presentes no evento o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, o presidente interino do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco, e representantes dos cinco projetos patrocinados, além de autoridades estaduais e municipais. O projeto “Meros do Brasil”, o mais recente de área marinha patrocinado pela Petrobras, também esteve representado na solenidade pelo gerente executivo, Paulo Beckemkamp, e pelo consultor de conhecimento Ecológico Local, Leopoldo Cavaleri.

Na ocasião, os representantes do “Meros do Brasil” presentearam a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com uma escultura de madeira do peixe Mero, entalhada por Raphael integrante do Movimento Cultural Arte Manha, ONG sediada em Caravelas Bahia.

O Movimento Arte Manha é parceiro do Meros do Brasil, na realização de ações educativas e culturais visando a integração com a comunidade para preservação do Mero e dos ambientes marinhos e costeiros, atuando na área de “Manifestações Culturais no processo de Educação Ambiental”, com a realização de oficinas e atividades artísticas em praça pública. Segundo o gerente executivo do Meros do Brasil, Paulo Beckemkamp, as ações do Arte Manha e o trabalho de entalhe com madeira é motivado pelo projeto porque contribui para investigar alternativas sustentáveis de geração de renda tendo a espécie como foco central – um dos principais objetivos do Meros do Brasil.

ARTE MANHA

O Movimento Cultural Arte Manha, nos seus 13 anos de atuação na cidade de Caravelas, Bahia, tem como missão a realização de ações educacionais e culturais visando uma integração entre o fortalecimento da Identidade Cultural da comunidade com atividades de geração de renda para os diversos públicos de regiões periféricas da cidade.
O Movimento Cultural Arte Manhã, desde o seu início assume a perspectiva de que a arte é não apenas um meio para se atingir uma melhor qualidade de vida, mas também um fim, que pode oferecer, ao mesmo tempo, um sentido existencial e sustentabilidade econômica para aqueles que a ela se dedicam.
Dentro de um contexto em que a pobreza econômica contrasta fortemente com a riqueza das manifestações culturais, o Arte Manha vem desenvolvendo um trabalho cultural inovador, tanto por combinar artes cênicas, música e artes plásticas no seu processo criativo, incentivando o resgate das manifestações folclóricas regionais, como por assumir uma postura de conscientização socioambiental, promovendo sempre o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e não renováveis e utilizando material reciclável em suas criações.

O Arte Manha, através das oficinas profissionalizantes já capacitou mais de 250 jovens moradores de bairros pobres de Caravelas e, nas atividades relacionadas as artes cênicas e manifestações folclóricas, já envolveu mais de 2000 integrantes da comunidade. E agora está fortalecendo o projeto Meros do Brasil em suas ações de pesquisa e conservação

Na foto: Jaco Galdino (Arte Manha), Leopoldo Cavaleri (Meros do Brasil), a Ministra Marina Silva e Paulo Beckemkamp (Meros do Brasil)

plugins premium WordPress