Parte da equipe do projeto Meros do Brasil participou em agosto do curso “Teoria e prática de etno-conservação marinha:conhecimento e manejo tradicional dos recursos marinhos” , ministrado pelo NUPAUB/ USP, em São Paulo capital.
Foram 30 horas de curso onde os professores Dr. Antonio Carlos Diegues (USP) e Dr. John Cordell (University of California) que discutiram temas variados em conservação marinha, gestão pesqueira, Unidades de Conservação, englobando Reservas extrativistas entre outros tópicos.
“Durante o evento, a equipe pode discutir e refletir sobre o Programa de Conhecimentos e Práticas Locais, que está sendo estruturado paralelamente à Rede Meros do Brasil”, explicou o consultor de conhecimento ecológico local do projeto “Meros do Brasil” Leopoldo Cavaleri.
Foram abordados no curso o panorama geral da situação do conhecimento e manejo tradicional no mundo, sistemas de uso comum dos recursos naturais (florestais e marinhos), o papel das ciências sociais no estudo dos sistemas de uso comum dos recursos naturais: a antropologia marítima e o enfoque
interdisciplinar, a formação de sistemas territoriais marinhos, manejo
tradicional e direito de pesca. Além da integração das formas tradicionais de manejo e a administração moderna e métodos rápidos de levantamentos: vantagens, limitação e a integração dos enfoques biológicos e sócio-econômicos.
Na foto, evento do Meros do Brasil que contou com a participação do Professor Antonio Carlos Diegues