A equipe do Programa Petrobras Ambiental esteve na última semana visitando o projeto Meros do Brasil na área focal Santa Catarina, em São Francisco do Sul.
Na ocasião, foi realizada uma auditoria técnica do projeto e uma equipe de filmagem fez captação de imagens para enriquecer o banco de dados Petrobras, para ser utilizado em trabalhos publicitários e institucionais.
A equipe foi levada à conhecer alguns pontos da Ilha de São Francisco como a Vila da Glória, Praia do Paulas, Enseada, a Monobóia e também a Baía da Babitonga. Foi realizada uma visita da equipe na Univali (Universidade do Vale do Itajaí), uma das instituições executoras do projeto.
Segundo a gerente de projetos do Programa Petrobras Ambiental, Leyla Maciel, a visita é primeiramente uma ferramenta de avaliação de monitoramente técnico, procedimento que todos os projetos financiados são submetidos semestralmente. “Nós, gestores dos contratos, visitamos os projetos sempre acompanhados de um consultor técnico especialista da área e ações realizadas, a fim de verificar se essas ações estão sendo realizadas em conformidade com as propostas”, explicou.
Segundo Leyla o destaque da visita ficou por conta da monobóia e do depoimento do pescador Sr. “Gavião” um dos principais pescadores de meros do passado que hoje se coloca como um defensor da espécie. “Com seu depoimento, ele mostrou na prática os resultados alcançados pelo projeto”, destacou Leyla.
Para a gerente de projetos, foi possível concluir a ampla abrangência e a capilaridade do projeto que permeia tanto as comunidades tradicionais, quanto a comunidade científica em busca de um objetivo comum: a proteção e a recuperação dos meros do Brasil.
Na foto: equipe Meros do Brasil com representante da Univali e a gerente de projetos do Programa Petrobras Ambiental, Leyla Maciel