Patrocínio oficial

Notícias

Mero capturado

Recente reportagem veiculada em 29 de março, no Diário Catarinense, mostrava pescador que capturou um Mero de 30 quilos e enaltecia o feito realizado na Baia do Norte, nas proximidades da Ilha dos Guarás. Rapidamente, membros do projeto Meros do Brasil se mobilizaram para condenar o crime ambiental.

O Mero é protegido pela Portaria do Ibama 42/2007, que proíbe a caça e pesca do Mero por um período de 5 anos em todo território nacional. Esta portaria foi editada a primeira vez em 2000 e desde 2001 é realizado projeto para preservação do Mero em Santa Catarina. O projeto Mero: “Estratégias para conservação de ambientes marinhos e costeiros do Brasil”, patrocinado pela Petrobras, visa proteger a espécie e os ambientes marinhos e costeiros em 4 Estados do pais: Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Diante desta situação, os representantes do projeto encaminharam carta à Polícia Federal com o vídeo da reportagem atestando a irregularidade. A denuncia também foi formalizada no Cepsul/Ibama (Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul).

Os veículos de comunicação do Estado deram espaço para defesa da espécie e publicaram notícia mostrando que o pescador podia ser incriminado pela prática ilegal. O autor alegou desconhecimento e afirmou que se soubesse não teria capturado o Mero, mas agora, as autoridades devem dar uma definição ao caso.

A lei de crimes ambientais prevê multa e ou pena de reclusão.

A imagem ao lado mostra cena da reportagem, veiculada no Diário Catarinense
Link: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a1812158.xml

» Mais notícias

plugins premium WordPress