Patrocínio oficial

Notícias

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS INTEGRAM A CAMPANHA “MERO, UM BRASILEIRO EM PERIGO” EM PORTO SEGURO, BA

O lançamento da campanha “Mero, um brasileiro em perigo”, que aconteceu neste último final de semana, dia 29/09, em Porto Seguro, teve grande repercussão na cidade e um público variado. O evento, que aconteceu no Centro de Cultura de Porto Seguro, contou com a participação de estudantes, moradores e várias instituições como: Escolas, Ponto de Cultura Corredor Pacatá, Centro de Cultura, Pat Ecosmar, Coral Vivo, Projeto Musicart (Comunidade Baianão), IFBA, Colégio Modelo, Arma Zen Holistic Museum, Projeto Raku Pra Lua, Instituto Sociocultural Brasil Chama África, Escola Municipal Valdívio Costa (Comunidade de Vila Valdete), Projeto A Nossa Casa (Comunidade de Vila Vitória) e Equipe Riso.

O evento ofereceu uma série de atividades culturais e materiais informativos sobre o projeto Meros do Brasil na forma de banners, fotografias e esculturas em madeira produzidas pelos artesãos do Movimento Cultural Arte Manha, abordando como tema central o peixe mero. Também foi exposto o livro “Memórias do Mar”, que integra as atividades do Meros do Brasil e traz várias experiências de conservação marinha ao longo da costa brasileira.

A visita dos jovens do grupo UMBANDAUM a Porto Seguro, desde a imersão aos núcleos culturais locais até a apresentação do espetáculo, possibilitou a percepção de uma pluralidade cultural que emerge na cidade berço do Brasil, mas que não se distingue das demais cidades turísticas. Esta troca de saberes e informações culturais entre ambientes férteis pra modernização, comparado com a tradicional maneira de produzir cultura no município de Caravelas, permitiu aos jovens uma boa avaliação e reflexão, possibilitando vislumbrar uma participação mais efetiva nas produções locais. O grupo ficou encantado com a organicidade do Espaço Cultural, onde ocorreram as atividades e as belezas nas vias públicas do Centro Histórico, da arquitetura aos artistas de rua. Dó Galdino (Diretor do espetáculo Cantos e Encantos do Mar).

Para finalizar, todos foram presenteados com a bela apresentação da peça de teatro de arena “Cantos e Encantos do Mar” encenado pelo UMBANDAUM, grupo Afro-Indígena de Antropologia Cultural, de Caravelas (BA) que tem como uma de suas iniciativas trabalhar canções de cunho sócio-ambiental de experiências populares locais.

“Achei o espetáculo maravilhoso com uma forte presença da Cultura Popular, com multilinguagem dança, canto, africanidade, uma mistura de magia e realidade através de belos figurinos e cenário, parabéns ao Grupo! A Pauta do Centro de Cultura estará sempre aberta para vocês!” falou Miriam Silva ( Coordenadora do Centro de Cultura de Porto Seguro-SECULT).

O Projeto Meros do Brasil é Patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Confira as fotos na nossa página do facebook: Meros do Brasil

plugins premium WordPress