Durante as apresentações, os representantes dos projetos, muitos desses emocionados pela possibilidade de relatarem suas histórias, puderam compartilhar seus sonhos e, além disso, o que para muitos também é um projeto de vida com Lenine e com os demais projetos, aproximando os diálogos e objetivos em comum .
Ao final das apresentações dos Projetos, o próprio Lenine agradeceu a todos os projetos presentes, contou um pouco sobre o propósito, a experiência e os resultados do projeto Encontro Socioambientais com Lenine até o momento. Relatou também as similaridades dos projetos visitados, mesmo tão distantes em suas atuações e ações. Falou também da importância não apenas dos sonhos, mas da concretização dos mesmos. Comentou o cantautor emocionado ” É lindo de ver essa paixão que move todos vocês”.
Após a fala de Lenine, José Abadia Ribeiro, gerente Setorial e Relacionamento Comunitário da Petrobras, agradeceu a todos reforçando o fato de que “A realização de um sonho é pra todos e que é preciso estar acordado para tal”. Da mesma forma apontou a possibilidade de qualquer projeto ter acesso ao patrocínio da Petrobras.
E, como o encontro dos Projetos Socioambientais e a música devem sempre ser celebrados e continuados, em um momento de agradecimento, o músico Lenine recebeu das mãos do idealizador do PMB prof. Maurício Hostim o título de “Amigo do Mero”: o reconhecimento simbólico pelo trabalho em prol da conservação ambiental e, com igual importância, dos meros no Brasil, concedido pelo PMB. Juntamente com Lenine, receberam o título o professor Maurício Hostim, um dos pioneiros com pesquisas com meros no país, hoje coordenador do Ponto Focal ES, e ainda, a gestora do PMB na Petrobras Leyla Maciel, importante parceira e orientadora no Projeto, que mesmo não estando presente foi imensamente lembrada.
Como parte das homenagens, Lenine também foi presenteado com uma peça produzido nas oficinas de entalhe em madeira nas ações de Educação Ambiental do PMB na Bahia, e o CD Cantos e Encantos do Mar entregues pelas mãos do Diretor Administrativo do PMB Paulo Backenkamp. E, ainda, para que Lenine possa levar a mensagem da conservação dos meros onde quer que esteja, o cantautor foi presenteado com um pingente no formato de mero, pela coordenadora técnica do Projeto, Maíra Borgonha. Um sincero desejo de que esse símbolo seja um amuleto de sorte e inspiração.
Pausa para o almoço e para a passagem de som pois, com a noite, se aproximava o espetáculo. A movimentação na praça do Sitio Histórico Porto de São Mateus, com lojas e galpões abertos ao público anunciava a proximidade do show. E assim, de forma iluminada Lenine cantou suas obras-primas para um público aproximado de 4.000 pessoas. Apresentando-se de maneira intimista Lenine comoveu a plateia: letras, voz e violão inconfundíveis. No palco, com maestria e gentileza levou o público ao seu universo. A plateia encantada, cantava junto, registrava, comemorava. Eternizava o momento.
Uma noite de muita alegria para os moradores do São Mateus marcada pela chuva torrencial que caiu interrompendo o show. Nem mesmo o dilúvio de água pode apagar esse momento vivido por cada um na noite de 24 de abril. Ao contrário, para aqueles que consideram-se, tão próximos, tão íntimos da natureza, dos seus ciclos e desígnios, a chuva veio como forma de celebração, uma consagração com a própria Mãe Terra.
Confira o teaser dos Encontro Socioambientais com Lenine https://www.youtube.com/watch?v=C-tWIWFT6C0
Veja também o vídeo de agradecimento aos projetos visitados da VIII Etapa do Projeto que teve como anfitrião o Projeto Meros do Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=TZr5qxAKTGY
Acompanhe mais sobre a agenda e conheça mais sobre os projetos visitados pelos Encontros Socioambientais com Lenine no site: http://encontrossocioambientais.com.br
O Projeto Meros do Brasil é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental
@petrobras