Confira as ações realizadas pela equipe Meros no mês do Carnaval
Em fevereiro, unimos diversão, ciência e educação ambiental em ações incríveis, realizadas pelas equipes do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Vem com a gente reviver esses momentos e se inspirar para continuar a promover a sensibilização e o cuidado sobre o mero!
Pará
Em Belém, estivemos presentes na Escola Pedro Demo, em parceria com a Biblioteca Comunitária do satélite, promovendo atividades lúdicas e interativas, como a apresentação do peixe mero e sua importância, e a realização de gincanas.
Sergipe
Em Neópolis, a equipe de Alagoas realizou uma apresentação na Escola Estadual Caldas Júnior e Professor Fernando Feitas, para alunos do 8º e 9º ano, sobre o tema “ Terra: Planeta Água”. Na atividade, abordamos a conservação, qualidade e reutilização das águas, posteriormente realizamos um monitoramento de qualidade da água do Rio São Francisco, utilizando o protocolo do Observando os Rios.
Na Rádio Comunitária Neópolis FM (104.9), o Supervisor de Cultura e Educação de Alagoas, Tiago Albuquerque, foi convidado para participar de uma entrevista no programa “Resumo Geral”, para falar sobre o Projeto Meros do Brasil, suas áreas de atuação e objetivos na região de Alagoas e do Baixo São Francisco.
Alagoas
Em Penedo, tivemos a oportunidade de visitar a academia Saúde e Vida, onde conversamos e realizamos uma dinâmica de educação ambiental com alunos de jiu-jitsu do Projeto Guardiões da Terra, em parceria com a Escola Professor Fernando Feitas.
Bahia
Em Caravelas, participamos do Cortejo e Festejo de Iemanjá, junto aos Povos de Terreiro de Caravelas e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultural. A celebração à Iemanjá é um momento de devoção e agradecimento aos cuidados com a vida marinha, nos inspirando a ter força e sabedoria para proteger nossa biodiversidade marinha. O cortejo contou com a entrega de presentes, danças e muita fé.
E no embalo do carnaval, estivemos presentes na Vila Agroecológica de Massapê recebendo a equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Caravelas, em parceria com o Movimento Cultural Arte Manha. Na ação, retomamos as atividades com este grupo, promovendo uma sessão de dinâmicas de relaxamento e socialização, além de jogos. No primeiro encontro realizamos a confecção de máscaras de carnaval junto aos usuários do Caps, que fizeram parte do desfile no Bloco ”CarnaCaps”.
Espírito Santo
Em Guriri, estivemos presentes em dois eventos incríveis. O primeiro foi na abertura da base no Centro Tamar. O evento foi marcado por muitas atividades, como o Tour Tamar, para explorar o fascinante mundo das tartarugas marinhas; a Trilha do Sagui, uma aventura emocionante pela restinga, e a divertida oficina de pintura com a equipe do Meros.
O segundo foi o evento “Década do Oceano: aprendendo na praia”, um projeto de extensão desenvolvido pelos estudantes de Ciências Biológicas da UFES. O evento teve como objetivo aproximar a ciência e a sociedade, promovendo maior sensibilização ambiental de forma acessível e dinâmica, além de incentivar o turismo local. Exibimos alguns materiais, como um filhote de mero conservado em álcool e itens de pesquisa específicos, além de promovermos atividades lúdicas, como o jogo da memória, o jogo do “Onde Está?”, a caixa sensorial e a pintura corporal. Uma manhã repleta de ciência e diversão!
Em Vitória, realizamos uma oficina de carnaval em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, voltada para a confecção de máscaras e enfeites para o desfile programado para o dia 1º de março. A iniciativa teve como proposta integrar criatividade e sustentabilidade, utilizando elementos da natureza e materiais reutilizáveis.
Também estivemos presentes em evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o estande expositivo do Projeto Meros. A temática do evento foi “Clima e Oceano: a Urgência de Construir um Futuro Sustentável”, uma ótima oportunidade para expormos a importância de proteger o mero, espécie ameaçada de extinção.
Em Barra Nova, participamos da festa comemorativa para Nossa Senhora dos Navegantes. A celebração contou com a procissão náutica e atividades lúdicas e pintura corporal com a equipe do Projeto Meros do Brasil. A participação na festividade local fortalece os vínculos com a comunidade tradicional e aproxima ainda mais de nossa principal causa: a proteção dos meros.
Rio de Janeiro
No Rio, realizamos oficina de carnaval em parceria com o Projeto Cavalos Marinhos na praça da Colônia de Pescadores Z13 em Copacabana. Recebemos duas turmas da escola Solar Meninos da Luz, atendendo o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com 50 crianças. Durante a atividade os alunos participaram de 4 oficinas: contação de história do livro “A Viagem de Itajara” pela sereia Yara, oficina de máscaras de animais marinhos, oficina de biojoias e oficina de frevo.
São Paulo
Estivemos presentes na sede do Projeto Tamar, em Ubatuba, realizando atividades de educação ambiental, com o Estande do Meros. As atividades foram destinadas para todos os públicos.
Também, fomos ao Aquário de São Paulo para preparar as futuras atividades que irão acontecer por lá nos próximos meses.
Paraná
Estivemos presentes no Centro Municipal de Educação Infantil Tereza de Benguela, participando de uma conversa entre as coordenadoras para planejar futuras ações em parceria com a instituição de ensino.
Também, realizamos a formação de 52 professores da Escola Municipal Arlindo Milton Druzcz em Araucária, com o objetivo dos docentes tornarem-se disseminadores da conservação do peixe mero e do oceano.
Santa Catarina
Em Santa Catarina o mês de fevereiro foi propício para estreitar laços da parceria com o Projeto Franca Austral do Instituto Australis, o ProFranca. Realizamos duas participações no projeto De Férias Com As Baleias, onde contribuímos com contação de história, musicalização e conversas sobre sustentabilidade, sempre com ênfase na conservação do mero. Ao final, participamos do momento carnavalesco Bloco do Franquinho!








Legenda e crédito das imagens em ordem de aparição:
De Férias com as Baleias em SC – Gabriela Gianinni
Formação de docentes no Paraná – Bruna Andreatta
Estande no Projeto Tamar Ubatuba – André Barroso
Folia Consciente no RJ – Lívia Bordignon
Confecção de máscaras de Carnaval no ES – Danielle Awabdi
Cortejo de Iemanjá na BA – Esmeralda Sena
Esporte e educação ambiental em AL – Aleck Deran
Educação Ambiental na Escola Pedro Demo no PA – Manuely Cruz