A equipe do projeto “Meros: estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil”, área focal Bahia, participa, em parceria com o Movimento Cultural Arte Manha, das comemorações da Festa da Baleia em Nova Viçosa, de 18 a 23 de julho. O evento comemora a chegada das baleias Jubarte na região.
O Movimento Arte Manha realizou durante a semana oficinas de dança com crianças e adolescentes da comunidade, que participaram de uma apresentação de dança afro-indígena e da peça Cantos e Encantos do Mar. Cerca de 60 crianças fizeram as oficinas e 40 foram selecionadas para participar das apresentações.
A peça foi apresentada no sábado, dia 19, para um público de aproximadamente 700 pessoas, e foi o destaque da programação cultural da festa. Durante o evento, a equipe do projeto Meros do Brasil contou com um estande para expor as atividades realizadas pelo ponto focal da Bahia, coordenado pela Associação de Estudos Costeiros e Marinhos – Ecomar. Segundo o responsável técnico da área, Vinicius Fernandes, a divulgação deu ênfase aos trabalhos com Etnoecologia do Programa de Conhecimentos e Práticas Locais desenvolvidos em Nova Viçosa, e ressaltou a participação dos pescadores-colaboradores no monitoramento participativo do estuário.
Houve também exposição de peças de entalhe e artesanato em madeira feitos pelas crianças que participaram das oficinas e continuam desenvolvendo atividades.
A participação na festa contou com o apoio do Instituto Baleia Jubarte, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e Prefeitura Municipal de Nova Viçosa.
Saiba mais sobre a Baleia Jubarte:
www.baleiajubarte.com.br
Na foto, apresentação da peça Cantos e Encantos do Mar