A equipe do projeto “Meros – estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental está divulgou as ações de pesquisa e conservação entre os dias 11 e 16 de novembro, na XIX Feira do Verde, em Vitória (ES). O tema da edição foi “Mudanças Climáticas – somos todos responsáveis”.
Em média, 200 mil pessoas visitam a feira nos cinco dias de evento, conhecendo iniciativas de conservação realizadas em todo o Brasil.
O projeto Meros do Brasil ocupou um estande de 9 m² para explicação dos projetos e das atividades já desenvolvidas, com banners e cartazes ilustrativos sobre a espécie e destaque para os trabalhos de educação ambiental, através de manifestações artísticas e culturais, realizado pelo Movimento Cultural Artemanha – parceiro do projeto.
O evento também fortaleceu as ações que começaram a ser desenvolvidas no Espírito Santo, através da CEUNES/UFES – Universidade Federal do ES, na cidade de São Mateus (ES), onde já foram feitos os primeiros contatos com as comunidades de pescadores de Lagoa da Conceição e Barra Nova, para incluí-los nas ações Meros do Brasil. Estagiárias da CEUNES marcaram presença durante o evento, contribuindo na divulgação do projeto.
Quem coordena o espaço durante a Feira do Verde é a Ecomar – Associação de Estudos Costeiros e Marinhos de Abrolhos, ONG localizada em Caravelas (BA), coordenadora do projeto Meros do Brasil no ponto focal Bahia, que aproveitou para divulgar o Projeto Gestão Participativa dos Recursos Pesqueiros na Zona de Amortecimento do PARNAM dos Abrolhos/BA, financiado pelo Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. O PARNAM abriga o Complexo dos Abrolhos que possui a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, com recifes de coral, manguezais, restingas, remanescentes de mata atlântica e ilhas vulcânicas. O projeto desenvolve pesquisas com pescadores, monitoramentos das atividades de pesca e palestras, afim de formular estratégias de manejo de recursos pesqueiros que minimizem o impacto sobre Abrolhos.
Na Foto, momento da edição de 2007 da Feira do Verde