Patrocínio oficial

Notícias

EXPOSIÇÕES INÉDITAS DA REDE BIOMAR NO RIO E EM SÃO PAULO CONECTAM A VIDA NO MAR COM O CONTINENTE

Fotografias trazem o olhar de pesquisadores até você e mostram a importância da conservação de espécies e habitats.
Em exibição de novembro a fevereiro de 2022

 

No Rio de Janeiro, a exposição “Biomar: um legado para a humanidade”, tem a curadoria do projeto Meros do Brasil e estará em exibição no Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) de 3 de dezembro a 2 de fevereiro. Outra exposição, “Um Oceano para Todos”, está sob curadoria do projeto Albatroz, e fica em exibição no Museu Catavento entre 26 de novembro e 27 de fevereiro. Em comum, as duas mostram um pouco do trabalho dos cinco maiores projetos brasileiros de conservação marinha que compõem a Rede Biomar, todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Além do Meros do Brasil e do Albatroz, os projetos Baleia Jubarte, Coral Vivo e Golfinho Rotador completam o time Biomar que hoje atua em 13 estados brasileiros: Pará, Ceará, Rio grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo a costa e as ilhas oceânicas. Cerca de nove milhões de pessoas já estiveram envolvidas em suas ações e hoje esses projetos já estão de olho nos próximos dez anos, que coincidem com a Década do Oceano, para seguir contribuindo com a conservação marinha conectando o passado, o presente e o futuro da vida na Terra.

 

No AquaRio, os cariocas e turistas poderão contemplar dez imagens que buscam dialogar com sensações e sentimentos do público, trazendo em detalhes um olhar, um hábito ou uma característica de cada espécie símbolo dos projetos, valorizando a conexão entre nós, seres humanos, com esses outros seres vivos espetaculares que também coabitam este planeta. “Talvez não seja possível no dia a dia ter contato direto com espécies marinhas e compreendermos o que elas têm a ver com a nossa vida em terra firme, mas chegamos a um ponto em que é preciso se perguntar: que legado queremos deixar? Como podemos olhar para o futuro e participar da decisão do que será o amanhã?”, reflete Maíra que planeja levar a exposição lançada no AquaRio para outros lugares do Brasil e, nas palavras dela, “quem sabe, inspirar novos protetores e protetoras da natureza”.

 

 

O que esperar da Expo da Biomar no AquaRio?

 

Já na entrada, nos estandes do Meros e do Projeto Baleia Jubarte, o público poderá ter acesso a diversas informações e curiosidades sobre as espécies, e, durante o percurso de visitação do aquário, poderá vivenciar experiências sensoriais até o fim do trajeto onde a exposição divide o espaço com os grandes aquários.

 

Junto às imagens, serão incluídos QR Codes contendo audiodescrição das obras, e um material extra sobre cada quadro, como vídeos contando a história da imagem, interpretada também em Libras. Além disso, atividades, como dança, instalações, poesia e graffiti também vão compor a exposição.

 

No estande do Projeto Meros do Brasil, sempre às sextas e sábados, a equipe de Educação Ambiental vai oferecer visitas guiadas no circuito e também irá desenvolver outras atividades para crianças e adultos como Oficinas de Origami, a arte de realizar dobraduras em papel; e Oficinas de Identificação de Peixes, na qual os participantes poderão aprender sobre características dos peixes recifais e das espécies mais comumente encontradas na Baía de Guanabara. Exclusivamente para as crianças haverá oficinas de desenho, pintura e criação.

 

Em São Paulo, o Museu Catavento acolhe o tema “Um Oceano para Todos”

 

A exposição no Museu Catavento, em São Paulo, organizada pelo Projeto Albatroz pega carona com uma das metas da Década do Oceano e tem a intenção de estimular a produção de conhecimento e a divulgação de informações sobre este ecossistema tão rico e complexo.

 

Para aproximar os visitantes das riquezas submersas na costa brasileira, a exposição “Um Oceano para Todos” conta com 47 imagens, que são legítimas obras de arte da natureza, registradas por integrantes dos projetos da Rede Biomar. Na Expo, cada projeto dispõe de um totem com informações sobre as espécies ameaçadas, os desafios que envolvem sua sobrevivência e as ações realizadas em prol da sua conservação no Brasil.

Para Juliana Justino, coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, a exposição é um convite para navegar pelo ambiente marinho mesmo estando em terra firme. “Por meio das fotos capturadas pelos especialistas da Rede Biomar, é possível se encantar pelos animais marinhos vivendo em seus habitats naturais, locais remotos e pouco acessíveis, mas que precisam de esforços para a conservação”, explica. “Acreditamos que ao conhecer essa natureza da qual fazemos parte, será possível entendermos melhor sobre a necessidade de protegê-la. A natureza precisa de todos nós”

 

 

 

Informações para a visitação

 

Rio de Janeiro

Exposição fotográfica “Biomar: um legado para a humanidade”

Período: 03 de dezembro de 2021 a 02 de fevereiro de 2022

Segunda a sexta das 09h às 17h, com última entrada no circuito às 16h

Fins de semana das 09h às 18h com última entrada no circuito às 17h

Local: AquaRio (Praça Muhammad Ali, Gambôa, Rio de Janeiro/RJ)

Indicação: Livre

Informações: contato@aquariomarinhodorio.com.br | +55 (21) 3900-6670

Gratuito para visitantes do AquaRio

 

São Paulo

Exposição fotográfica “Um Oceano para todos”

Período: 26/11 a 27/02/2022

Local: Av Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II, Centro, São Paulo – SP (varanda lateral ao lado da seção Vida)

Indicação: Livre

Informações: (11) 3315 0051 e www.agendatarsila.com.br

Ingressos: R$ 15 inteira e R$ 7,5 meia (entrada gratuita às terças-feiras)

 

Crédito imagens: Áthila Bertoncini

plugins premium WordPress