De 26 de março até dia 28 de junho, a exposição “Mero – O Senhor das Pedras”, estará em exibição no Museu Nacional de História Natural e da Ciência – MUHNAC, na capital portuguesa, Lisboa.
A exposição, que é uma realização do Instituto Meros do Brasil, foi concebida e organizada pelos pesquisadores Maíra Borgonha e Áthila Bertoncini. Segundo Maíra Borgonha, “A exposição é pensada de forma a apresentar ao público das mais diversas origens o histórico de enfrentamentos na conservação da espécie mas também os esforços e conquistas do Projeto Meros do Brasil ao longo dos seus 13 anos de atuação”.
Durante a visita o público poderá desfrutar de uma experiência visual completa através das espetaculares imagens dos fotógrafos brasileiros Áthila Bertoncini, Luis Pessoa e Leonardo Bueno. Poderá acompanhar as atividades de pesquisa desenvolvidas ao longo da costa brasileira pelos cientistas do Projeto. Também aprenderá mais sobre esse gigante, conhecendo o ciclo de vida da espécie, desenvolvido especialmente para o Projeto pela ilustradora premiada internacionalmente Diana Carneiro. Terá ainda contato com importantes registros históricos como o realizado por Waldemar Bucken, antigo pescador subaquático, colaborador do Projeto Meros do Brasil e hoje entusiasta na proteção da espécie.
A Exposição conta ainda com projeções de imagens e a exibição do vídeo que mostra as atividades realizadas entre 2012 e 2014 pelo Projeto. Ainda, o visitante se surpreenderá ao encontrar uma alegoria produzida por artistas em Caravelas, Bahia, vinda diretamente do Brasil.
Segundo Áthila Bertoncini, que concebeu o projeto visual da Expo, “A montagem da exposição foi um imenso desafio pois foi produzida em sua maior parte a distancia e o seu sucesso só foi possível com o apoio dos colegas portugueses”.
Como atividade adicional a exposição prevê uma palestra com os pesquisadores do Projeto Meros do Brasil entre os dias 08 e 09 de junho (a confirmar).
A exposição foi patrocinada pela Petrobras e tem os apoios Institucionais das Universidades Federal do Pará, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Espírito Santo, Associação de Estudos Costeiros e Marinhos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Pesca de São Paulo, Universidade Federal do Paraná e Instituto Conservação Marinha do Brasil.
Quem visitar o Museu Nacional de História Natural e da Ciência poderá ainda desfrutar de uma agradável visita ao Jardim Botânico de Lisboa (no mesmo local) e o Observatório Astronómico de Lisboa. Vamos nessa?
Se estiver pela linda Lisboa faça uma visita ao MUHNAC e aprecie nossa exposição. Marque o Projeto Meros do Brasil e publique sua foto nas redes sociais!
Sobre o MUHNAC: O MUHNAC/Museus da Universidade de Lisboa tem como missão promover a curiosidade e a compreensão pública sobre a natureza e a ciência, aproximando a Universidade à Sociedade. Essa missão é atingida através da valorização das suas coleções e do patrimônio universitário, da investigação, da realização de exposições, conferências e outras ações de carácter científico, educativo, cultural e de lazer.
O Projeto Meros do Brasil agradece especialmente Diana Marques, Jorge Prudêncio, Nuno Vasco Rodrigues e Bruno Ribeiro pelo apoio incondicional na realização da Expo.
A exposição segue aberta a visitação até o dia 28 de junho. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta das 10h00 às 17h00 e aos finais de semana das 11h00 às 18h00.
MUHNAC/Museus da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica 56/58,
1250-102 Lisboa
Portugal
O Projeto Meros do Brasil uma realização do Instituto Meros do Brasil
Visite nossa Fan Page no Facebook!