Patrocínio oficial

Notícias

Expedição Meros do Brasil

A equipe do projeto “Meros: Estratégias para a Conservação de Ambientes Costeiros e Marinhos do Brasil” iniciou, uma expedição pela costa brasileira para desenvolvimento de pesquisa e análise do estado de conservação do Mero no Brasil.

Durante dois meses – agosto e setembro – o projeto está percorrendo as cidades de Tamandaré (PE), Almofala (CE), São Luiz (MA), Bragança (PA), Belém (PA) e Ilhéus (BA) para construir um banco de informações estratégicas para conservação da espécie, que devem servir de embasamento para elaboração de mecanismos de preservação também para outras espécies ameaçadas e/ou comercialmente importantes.

Segundo o consultor de Gestão Ambiental e Biologia Pesqueira do projeto “Meros do Brasil” e também responsável pela expedição, Matheus Freitas, será possível construir cenários para proposição de áreas críticas para a conservação da espécie, além de investigar as alternativas de uso da imagem da espécie, que possam possibilitar o incremento e geração de renda das comunidades. A avaliação será realizada através de entrevistas e visitas a campo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Matheus Freitas explica que o projeto tem como uma de suas linhas prioritárias a Gestão Ambiental da espécie e ambientes associados, que visa a Criação da Rede Nacional de Conservação dos Meros, elaboração de um Plano de Ação Nacional para conservação dos Meros e avaliação do status da espécie segundo os critérios da IUCN (União Mundial para a Natureza). “Para que possamos alcançar as metas, vamos fortalecer e buscar as parcerias ao longo da costa brasileira, que propiciem uma avaliação consistente das ameaças que a espécie enfrenta nas diferentes localidades da costa brasileira”.

Além disso, o biólogo informa que a expedição propiciará a divulgação de aspectos ligados a bioecologia da espécie e dos atuais instrumentos de proteção legal, como a Portaria Ibama 42/2007, que proíbe a captura dos meros em todo o território nacional. Os levantamentos e pesquisas que serão elaborados na expedição irão contribuir na elaboração de políticas públicas destinadas a instituir uma gestão mais eficiente e sustentável da espécie e dos recursos marinhos e costeiros associados.

Ao longo da expedição o biólogo fará um diário de bordo com os resultados alcançados e imagens capturadas, proporcionando que as pessoas acompanhem os passos da “Expedição Meros do Brasil”.

plugins premium WordPress