Os pesquisadores do Projeto Meros do Brasil, Áthila Bertoncini (UFF) e Leonardo Machado (CEUNES/UFES) estiveram recentemente numa expedição para mapear ocorrências e registros de meros na costa Brasileira.
Essa curta expedição entre os dias 24 de maio e 7 de junho focou na região nordeste do Brasil, voltada especialmente para os naufrágios presentes nessa região, frequentemente visitados por turistas e pescadores.
Foram realizados ainda os primeiros contatos e estabelecidas importantes parcerias com as escolas operadoras de mergulho recreativo nos estados do Rio Grande do Norte (Natal Divers), na Paraíba (Filho dos Mares) e em Pernambuco (Aquaticos Dive Center e Abissal).
Mergulho com a operadora Filho dos Mares. Apesar das buscas pelos meros, somente os tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum) estavam dentro das grandes tocas do naufrágio. Assim como o mero, os tubarões lixa têm sua captura proibida e são categorizados como ameaçados de extinção. Relatos informaram que já estão desaparecendo de alguns naufrágios. Foto: Áthila Bertoncini.
Além do mapeamento das áreas de ocorrência, a equipe estava preparada para obter amostras genéticas, através de um arpão especialmente modificado o qual coleta uma pequena amostra de tecido, similar aos que são utilizados para obter amostras de baleias e golfinhos. Essa é uma das formas de obter material de estudo biológico sem a necessidade de sacrifício dos animais.
Leonardo Machado procura os meros aos 40m de profundidade durante um mergulho com a operadora Aquáticos nos naufrágios de Pernambuco. Geralmente os meros estão abrigados dentro da estrutura dos naufrágios que são também repletos de cardumes de peixes menores. Foto: Áthila Bertoncini
A expedição possibilitou a coleta de mais de 500 imagens obtidas entre os anos de 2010 e 2013 pelos fotógrafos profissionais que atuam na região nordeste. Esse rico material servirá como fomento aos estudos de Foto-Identificação, que possibilitam reconhecer os meros individualmente e assim traçar padrões de ocupação dessas áreas, informações sobre o tempo de residência desses peixes, e ainda migrações que por ventura executem, agregando assim uma maior gama de conhecimentos sobre a ecologia dessa espécie ameaçada em nossa costa brasileira.
Caso você tenha algum registro de encontro com um ou mais meros, aproveite para visitar nosso site e colaborar com nosso Programa de Pesquisa Participativa em www.merosdobrasil.org > Participe do Projeto > Pesquisa participativa. Sua imagem certamente pode ajudar os pesquisadores a conhecer melhor os meros do Brasil.
Agradecimentos especiais pela receptividade e parcerias com o Projeto Meros do Brasil ao Flávio Marcato (Natal Divers) e Michel Russi (Aicá Diving) pela disponibilidade; ao Gustavo Nascimento (Filho dos Mares), Edisio Rocha, Gabriel Katter e todo o staff em Pernambuco (Aquaticos Dive Center); e Marcelo Gesteira (Abissal). Agradecemos ainda ao Fernando Clarck (Dolphin eye) pela cessão das imagens e seus fotógrafos, que diariamente fazem um belo registro de turistas e da biodiversidade local, Max Glegiston, Luiz Pessoa, Guilherme Cavalcanti Vasconcelos, Suene Ramalho e Lúcio Borges. Agradecimento especial ao Edson Acioli e sua família pela acolhida da equipe em Pernambuco.
Filho dos Mares – www.filhodosmares.com
Aquaticos Dive center – www.aquaticos.com.br
Natal Divers – www.nataldivers.com.br
Abissal – www.facebook.com/abissalmergulhos
Aicá Diving – www.aicadiving.com.br
Dolphin eye – www.dolphineye.com.br