Patrocínio oficial

Notícias

EVENTO DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA “MERO, UM BRASILEIRO EM PERIGO”

“Consideramos que a utilização dos recursos artísticos no processo educacional voltado para o ambiente natural e revitalização de valores tradicionais ajudam a promover a conservação do mesmo. A arte tem a facilidade de promover uma interação maior entre a comunidade local, por consistir em uma linguagem facilitadora e de fácil interpretação, além de fazer o papel de integração e agregação social.” – Dó Galdino – Artista Plástico Movimento Cultural Arte Manha.

No ano em que comemora 10 anos, o Projeto Meros do Brasil lançará dia 29 de setembro a campanha “Mero, um brasileiro em perigo” no Centro de Cultura de Porto Seguro BA. O Projeto, que é patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental, irá levar para a cidade de Porto Seguro diversas atividades culturais, exposições, teatro, música e ao final irá celebrar a doação de exemplares do livro “Memórias do Mar” para bibliotecas públicas da cidade.

O evento será gratuito e terá início às 16 horas com exposição no hall de entrada com material informativo sobre projeto Meros do Brasil na forma de banners, fotografias e peças de entalhe em madeira produzidas pelos artesãos do Movimento Cultural Arte Manha, abordando como tema central o peixe mero. E também estará exposto o livro “Memórias do Mar”, que faz parte dos trabalhos do Meros do Brasil e traz várias experiências de conservação marinha ao longo da costa brasileira.

A partir das 19h uma mostra selecionada dos melhores vídeos e imagens do peixe mero no seu ambiente natural será projetada no telão do auditório. O material é uma compilação de imagens de fotógrafos da natureza, profissionais e amadores, que contribuem através da fotografia com a conservação desta espécie.

Às 20h começará a apresentação da peça de teatro de arena “Cantos e Encantos do Mar” encenado pelo Grupo UMBANDAUM, grupo de dança Afro-Indígena, do município de Caravelas (BA). O grupo tem como iniciativa trabalhar canções de cunho sócio-ambiental de experiências populares locais e que, vinculadas às instituições de pesquisas nas comunidades locais e regionais, criou meios de comunicação que tem como objetivo conscientizar a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A peça é composta por sete atos, encenados por figuras míticas (sereia e Iemanjá) e seres do mar como o budião, caranguejos, tintureira e o peixe Mero.

Por fim, serão entregues às bibliotecas públicas, ao Centro de Cultura e à Secretaria Municipal de Educação exemplares do livro “Memórias do Mar”.

plugins premium WordPress